SóProvas


ID
395656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens
a seguir.

A distinção entre documentos de arquivo, de biblioteca ou de museu é feita conforme a origem e o emprego desses documentos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo.


    Embora os três tenham a função de guardar, eles se apresentam de forma diferente assim definidos:

    Arquivo é a acumulação ordenada de documentos, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.

    Biblioteca vem a ser o cunjunto material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.

    Museu é uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural.  

    A finalidade das bibliotecas e dos museus é essencialmente cultural, enquanto dos arquivos é primordialmente funcional.
     


     
  • Arquivo e Biblioteca possuem o mesmo objetivo, isto é, organização e disponibilização de informação. Todavia apresentam características distintas. Enquanto  o ARQUIVO  tem como principal finalidade atender à administração, a BIBLIOTECA organiza a informação para fins culturais.

    Arquivo: informações orgânicas.

    Biblioteca: informações não orgânicas.
  • Quanto `a origem, o arquivo eh criado em decorrencia das atividades de uma instuicao. Ou seja, o arquivo surge `a medida que se  produzem documentos para o necessario exercicio das funcoes institucionais. Quanto `a organizacao, o arquivo eh ordenado de acordo com o principio da organicidade em que cada documento encontra seu significado dentro do conjunto ao qual pertence (os documentos sao relacionados, dependentes.)

    O acervo da biblioteca, ao contrario, tem origem de fontes diversas (doacoes, aquisicoes, etc.). E a organizacao do acervo nao esta relacionada com a organicidade. Os materiais, na biblioteca, sao autonomos.

    Obs: Teclado desconfigurado. Desculpem a falta de acento.
  • Apenas completando os comentários:

    Lembremos que o Arquivo também pode ter valor histórico e cultural. Isso pode ocorrer na "terceira idade" ou como outros preferem chamar de fase "permanente", nesse período o arquivo esgotou as funções a que foi criado (administrativa, fiscal e legal), se perfazendo em uma etapa secundária (função diferente para que foi produzida) , o qual PODE atingir valor HISTÓRICO ou CULTURAL.

    Só um alerta para não cairmos em uma pegadinha da CESPE.

    O melhor de Deus a todos e estudem com saúde.

    Abraços!






  • Eu não concordo com o gabarito. Olha só, como que vai fazer a distinção quanto a origem, se todos eles na origem tinham função administrativa? Não é dito que todo documento nasce com função administrativa?
    Quanto ao emprego eu entendo, pois o documento de arquivo tem função administrativa e o de biblioteca e museu tem finalidade cultural.

    Se alguém concorda comigo ou consegue fazer com que eu mude minha opinião para entender a questão e tudo mais, mande mensagem para mim me explicando por favor. Agradeço desde já!
  • Olá Igor! Primeiro você tem que ter em mente que ARQUIVO, BIBLIOTECA E MUSEU são coisas distintas. A questão que saber se essa distinção ocorre por meio da ORIGEM e do EMPREGO. Vamos ver:

    Arquivo: É o conjunto de DOCUMENTOS. Esses documentos são criados/recebidos, ou seja, oriundos por uma instituição ou pessoa.

    Biblioteca: É o conjunto de MATERIAL. Esse material não é criado pela instituição em que ele se encontra, mas sim adquirido por meio de doação, permuta ou compra.

    Museu: Aqui existe uma coleção de PEÇAS e OBJETOS de valor cultural, os quais são conservados e colocados à disposição do público.

    O primeiro tem fins administrativos, funcionais, legais. O segundo tem fins culturais, científicos, técnicos, etc. O terceiro tem finalidade cultural, artístico e funcional.

    Espero ter ajudado!
  • @Igor Ataides Gomes:

    NÃO são todos os documentos que nascem com finalidade administrativa.
    Apenas é considerado documento de arquivo aquele que nasce com finalidade administrativo, ou seja, todo o resto são meros documentos.
  • Resolução


    O item está correto. 


    Vimos que entre as várias diferenças entre os documentos dos órgãos de documentação estão as circunstâncias de sua criação, a forma e a finalidade com que são mantidos, e a utilização destes documentos.

  • A origem e o emprego (uso) dos documentos podem ser fatores de diferenciação entre os documentos de arquivo e os de biblioteca.

    Os documentos de arquivo são originados da atividade administrativa (a produção do documento não é o objetivo da ação, mas uma consequência natural da mesma) enquanto os de biblioteca são originados pela vontade e ação humanas (a produção do documento é o objetivo da ação).

    Quanto ao uso, os documentos de arquivo são ferramentas administrativas, utilizadas para auxiliar na gestão institucional; e os de biblioteca são instrumentos de disseminação do conhecimento, utilizados para transmitir a mensagem a máximo de pessoas possível.

    Gabarito: Correto.