-
princípio da proveniência
-
Princípio da Ordem Original é também conhecido como Princípio da Organicidade. De acordo com este princípio os documentos são agrupados conforme o fluxo das ações que os produziram.
A questão está errada porque ela troca o conceito dos princípios, sendo que o correto seria Princípio da Proveniência. Neste, afirma-se que os arquivos de uma mesma proveniência não deve ser misturados com os de outra proveniência.
Um abraço!
-
Galera, não seria o princípio da territorialidade não?
-
princípio da proveniência - conhecido por princípio da procedência. ONDE todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora (entidade, órgão ou pessoa física) devem ser mantidos em um mesmo fundo (local).
-
Pessoal, acredito que o ERRO da questão está no seguinte:
No enunciado:
"Em um conjunto documental, quando os documentos são mantidos no local onde foram acumulados, aplica-se o princípio arquivístico da ordem original".
Pois o texto condicionou, porém a teoria é taxativa quando se refere ao princípio da PROVENIÊNCIA. Além do mais, a ORDEM ORIGINAL é a segunda posição do princípio da PROVENIÊNCIA. Não há erro em mencionar "princípio arquivístico da ordem original".
O melhor de Deus a todos e estudem com saúde.
Abraços!
-
Acredito que esteja errada porque o princípio acima descrito é o princípio da territorialidade.
PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE
Princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último.
É para exprimir o seu direito que o vencedor exige do vencido a deposição dos documentos relativos às terras conquistadas no momento da assinatura de uma rendição ou de um tratado de paz. Além disso, o princípio de territorialidade foi aplicado à restituição de certos fundos de arquivo a instituições ou a centros de arquivo situados perto do local de criação, e que tinham sido deslocados por diversas razões.
www.uel.br/pessoal/jneto/arqtxt/aula2_ArquivisticaJNETO.ppt
-
No caso aplica-se o princípio da TERRITORIALIDADE.
Que diz: Que os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último.
É para exprimir o seu direito que o vencedor exige do vencido a deposição dos documentos relativos às terras conquistadas no momento da assinatura de uma rendição ou de um tratado de paz. Além disso, o princípio de territorialidade foi aplicado à restituição de certos fundos de arquivo a instituições ou a centros de arquivo situados perto do local de criação, e que tinham sido deslocados por diversas razões.
Bons Estudos
-
Arquivos:
Da Proveniência:Os documentos públicos devem ser agrupados de acordo com as unidades administrativas.
Do respeito á ordem original: O arranjo dado aos documentos pelos órgãos criadores deve deve ser mantido nos arquivsos gerais de custódia permanente.
Da centralização: Unidades e indivisibilidade dos arquivos públicos nacionais.
Eliminação dos arquivos: após a avaliação
-
Não tenho certeza, mas acredito que ao utilizar o termo acumulados a questão refere-se ao princípio da territorialidade.
Em um conjunto documental, quando os documentos são mantidos no local onde foram acumulados, aplica-se o princípio arquivístico da ordem original.
Se fosse questão de princípio da ordem original a palavra utilizada seria:
Em um conjunto documental, quando os documentos são mantidos no local onde foram criados, aplica-se o princípio arquivístico da ordem original.
Como os próprios colegas mencionaram: "Além disso, o princípio de territorialidade foi aplicado à restituição de certos fundos de arquivo a instituições ou a centros de arquivo situados perto do local de criação, e que tinham sido deslocados por diversas razões."
Me corrijam se eu estiver equivocada.
-
Segundo material do Ponto dos Concursos, o item está incorreto. O princípio que determina que os documentos devam ser mantidos no local onde foram produzidos é o da Territorialidade. O princípio da ordem original afirma que os documentos devam ser organizados obedecendo à estrita ordem de sua entrada no arquivo, de forma a refletir todas as atividades da instituição e provar sobre as mesmas.
-
Boa noite, também considero que o princípio aí descrito na questão seria o da TERRITORIALIDADE!!!!
Abraçossssssss!!!!
-
Se permaneceram no mesmo lugar donde acumulados, sim, PRINCIPIO DA ORDEM ORIGINAL, ou seja, sendo produzidos na propria instituicao considera-se o principio da ORDEM ORIGINAL. Prestem atencao na condicionante "QUANDO".
Como diz o JB: LET'S MOVE ON!! ...........srrssrrsrsrs
-
ERRADA
Por partes;
1) CONJUNTO DOCUMENTAL é sinônimo de FUNDO DE ARQUIVO (conjunto de documentos produzidos por uma mesma instituição ou pessoa física ou jurídica)
2) Quando os documentos são mantidos no local onde foram acumulados, aplica-se o princípio arquivístico da Territorialidade ou Proveniência Territorial
-
Galera!!! Não concordo com o argumento que defende que nessa questão aplica-se o princípio da TERRITORIALIDADE;
Tendo em vista que esse princípio está relacionado a conservação dos arquivos no território em que foram produzidos;
A questão fala em conjunto documental, logo temos a ideia de "fundo de arquivos" o que nos faz entender que, nesse caso, temos a aplicação clara do princípio da "PROVENIÊNCIA", pois esse princípio disciplina que "todos os documento provenientes de uma mesma fonte geradora devem ser mantidos em um mesmo fundo (conjunto documental)"
"Conhecimento Adquiridos nas Lições do Professor Renato Fineli"
-
Questão errada, o conceito mencionado na questão é do princípio da territorialidade, outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos;
Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.
GABARITO: CERTA.
-
Em um conjunto documental, quando os documentos são mantidos no local onde foram acumulados, aplica-se o princípio arquivístico da ordem original. ERRADA
Pessoal, é preciso bastante atenção para não confundir os conceitos dos princípios da territorialidade e da proveniência.
A questão trata do princípio da territorialidade. Os documentos são mantidos no LOCAL onde foram acumulados.
Pelo princípio da proveniência os arquivos não necessariamente estarão no mesmo local, o que ele prima é que os documentos não sejam misturados com documentos de outras origens.
------------------------
Princípio da
territorialidade: Significa que os arquivos devem ser conservados o mais
perto possível do lugar de sua criação e aplicação e guardados por quem os
acumulou. Para que os arquivos
permaneçam vivos, sejam utilizados e melhor entendidos, devem ser conservados o
mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção.
Esse local pode ser nacional, regional e institucional. Proveniência
(respeito aos fundos ou procedência): os arquivos devem ser organizados por
fundos de documentos, de modo a respeitar a origem dos documentos, e não podem
ser misturados a outros fundos. O princípio da Providência ou Proveniência
(também chamado Princípio do Respeito aos Fundos) surgiu no século XIX (mais precisamente
por volta de 1841) na França.
Os documentos provenientes de mesmo órgão devem
ser arquivados juntos. Se misturar descontextualiza os documentos.
-
Princípio da Ordem Original - Deve ser respeitada a a ordem/forma/arrajno em que os documentos foram organizados. Se ao invés de local ele tivesse colocado forma ou arranjo aí estaria correta.
-
Gente, não tem o que discutir nessa questão, estamos falando do princípio da territorialidade.
Não estamos falando do princípio da ordem original e nem da proveniência. Atenção!
-
NÃO é o princípio arquivístico da ordem original é o PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE.
-
Resposta: Errado.
· Princípio da Territorialidade: segundo esse princípio os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo, portanto, a ele pertencer.
· Princípio do respeito à ordem original ou ordem primitiva: a organização constituída pela entidade produtora deve ser preservada, seguindo o curso natural com que os documentos foram criados.
Fonte: Livro Arquivologia, Autor George Melo Rodrigues, Editora JusPODIVM, Coleção Tribunais e MPU.
-
Territorialidade = local , território
-
creio q seja o da territorialidade
Deus no comando sempre,força!