SóProvas


ID
395698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a arquivos correntes e intermediários, julgue os
próximos itens.

O arquivo corrente descentralizado é uma das possibilidades de configuração do tipo de arquivo corrente. Nessa modalidade de configuração, cada setor ou unidade do órgão público ou empresa privada é responsável pelo seu arquivo corrente.

Alternativas
Comentários
  • Por se tratar de um arquivo corrente descentralizado os documentos ficarão localizados junto aos os órgãos operacionais, ficando cada setor ou unidade do órgão público ou empresa privada responsável pelo seu arquivo corrente.  

  • Os arquivos correntes, por conservarem documentos CONSULTADOS FREQUENTEMENTE, devem estar localizados nos próprios SETORES que os utilizam, neste caso são chamados de arquivos setoriais ou em locais de fácil acesso denominado arquivo CENTRAL ou GERAL.
  • Qual é a outra possibilidade de configuração? Eu só conheço essa!
  • Oi Adriana
    Existem também os arquivos centralizados. Um espaço destinado a guarda CENTRALIZADA - é o Arquivo Geral

  • Concordo com a colega Adriana!!

    E discordo da colega Betina, pois o arquivo centralizado ou geral seria um arquivo intermediário já que não é de tão fácil acesso como o Corrente, o qual se caracteriza por estar perto de aqueles que o manipulam.
     
    Documentos Correntes:
    Docs recentes, muito utilizados, em tramitação,devem estar localizados no próprio setor ou próximo a ele.

    Documentos Intermediários:
    Docs com pouco frequencia de consulta, atende a eventuais consultas\emprestimos por partes dos setores, NÃO há a necessidade de estar próximo aos setores, os documentos da 2a idade aguardam a sua destinação final(eliminação ou guarda permanente).
  • Vou tentar ajudar...

    Os arquivos correntes  podem ser (setoriais) e gerais (ou centrais, continuação da idade corrente).

    Os documentos de arquivo são acumulados nos respectivos setores (órgão produtores) com uma frequência constante. Novos documentos são produzidos/recebidos quase que diariamente. Depois de um certo tempo os arquivos correntes (setoriais) não têm mais espaço para guardar um número maior de documentos. Assim sendo, aqueles menos consultados são mandados para um arquivo central do respectivo órgão produtor. Após um determinado tempo os documentos são transferidos para os arquivos intermediários, aguardando o destino que os cercam...

    Essa é a classificação quanto a sua extensão (abrangência)

    Setoriais pq são localizados junto aos órgãos operacionais, devido ao seu grande número de consulta. Esse arquivos são descentralizados.
    Centrais ou Gerais
     pq centralizam as atividades dos arquivos correntes. Recebem os documentos oriundos dos vários setores integrantes de uma instituição. Eles servem para atenuar um pouco o problema de espaço.

    Espero ter ajudado =)
  • Correto Monize

    Galera 

    No arquivo corrente, durante o planejamento pode-se optar pela centralização (reunidos em um arquivo geral) ou pela descentralização (arquivados nos setores da empresa). Vale ressaltar que a descentralização só ocorre na fase corrente.

    Na fase intemediária e permanente é obrigatória a centralização
  • Gabarito C.

    Na fase intemediária e permanente é obrigatória a centralização.

  • DESCENTRALIZADO: só na forma corrente

    CENTRALIZADO; corrente, intermediário e permanente

  • Descentralizado --> Setorial

     

    Centralizado --> Central