SóProvas


ID
395704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a arquivos correntes e intermediários, julgue os
próximos itens.

O arquivo intermediário pode ser dividido em duas fases: uma em que os documentos ficam próximos do usuário direto, e outra em que eles ficam mais distantes do usuário, considerando-se maior ou menor possibilidade de uso desses documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    O arquivo intermediário pode ser dividido em duas fases: uma em que os documentos ficam próximos do usuário direto, e outra em que eles ficam mais distantes do usuário, considerando-se maior ou menor possibilidade de uso desses documentos.

    No arquivo corrente os documentos ficam próximos do usuário direto ( órgão produtor) pelo fato de serem consultados com frequência. Já no arquivo intermediário, como não há mais frequência na consulta dos documentos, eles são alocados em locais afastados de seus usuários.     

  • Nesta fase (intermediária) não há necessidade de eles serem conservados próximos aos setores que os utiliza, uma vez que a frequência é bastante reduzida. Por questão de economia, é normal a criação de arquivos intermediários afastados dos grandes centros das cidades.
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  De acordo com a literatura, é proposta a divisão do arquivo intermediário em duas fases: uma mais próxima do usuário e oura mais distante do usuário. Assim, opta-se pela alteração do gabarito do item.

    Bons estudos!
  • Certo? Eu quero saber que literatura é essa que arquivos intermediários são divididos em 2 partes....
  • Que me desculpem os colegas, mas eu já vi algumas questões em que o arquivo intermediário é dividido sim em duas fases, só não sei qual autor classifica desta forma
  • Como pode ser dividido em duas partes , se é o arquivo corrente que fica mais próximo devido sua utilização constante . Fica sem sentido o intermédiário ser dividido para uma parte ficar próximo ao setor que utiliza o documento de forma contínua . Isso é função do arquivo corrente. 
  • Arquivo intermediário dividido em 2 partes????? COMO?
  •  

    As principaiis características dos arquivos intermediários: 

    1. Otimização de espaços
    2. Aguardar a destinação final (recolhimento ou eliminação)
    3. Não há necessariamente que ser conservados próximos aos setores
    O item três nada tem haver com o enunciado proposto pelo CESPE.

    Desse modo, fica difícil interpretar o enunciado no sentido de que, existe uma outra fase dentro da FASE INTERMEDIÁRIA
     

  • De acordo com Ieda Pimenta Bernardes em sua obra " Como avaliar documentos de arquivo", os documentos em idade intermediária podem ficar armazenados em dois locais:
    - O arquivo Central (Próximo à administração): documentos vigentes, regularmente consultados, acesso restrito ao organismo produtor
    - O arquivo intermediário (Exterior à instituição ou próximo ao arquivo permanente): prazo precaucional longo, referência ocasional, pouca freqüência de uso, acesso público mediante autorização

    FONTE: Bernardes, Ieda Pimenta. Como avaliar documentos de arquivo. São Paulo : Arquivo do Estado, 1998. 89 p. : il. ; 23 cm. -- (Projeto como fazer ; v. 1)

     

  • Arquivo intermédiário dividido em fases?

    ÊÊ CESPE
  • Ninguém merece uma questão dessa!!! #QUEIMA QUEM INVENTOU DUAS FASES PARA OS ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS.
  • Conversei com algumas pessoas e só tem uma explicação: Segundo a UNESCO, a aplicação de gestão de documentos públicos pode ser realizado em 4 (QUATRO) fases:

    NÍVEL MÍNIMO; MÍNIMO AMPLIADO, INTERMEDIÁRIO E MÁXIMO.

    Fonte: http://arquivoememoria.files.wordpress.com/2009/05/o-conceito-e-pratica-gestao-documentos.pdf

    http://apostilas.netsaber.com.br/apostilas/915.pdf


    Por essa razão creio que a banca se refere ao nível mínimo ampliado e ao nível intermediário.
  • Elio Lodolini, fala sobre a divisão do arquivo intermediário em duas etapas. O que na verdade seria um desdobramento da teoria das três idades. No entanto não encontrei onde está escrito. Apenas me recordo da Disciplina Arquivo Intermediário na faculdade. 
  • Então pessoal...

    eu tinha escutado falar uma vez em algum vídeo, ou lido em algum texto na internet, da seguinte questão (desculpem a minha falta de domínio sobre os conceitos da Arquivologia, faz pouco tempo que comecei a estudar eles):

    - Que havia (ou há, eu não sei se está definitivo) na Teoria  CANADENSE  a ideia/proposta de dividir o ARQUIVO CORRENTE em duas fases; 

    - E que havia (ou há, também não sei se está definitivo) na Teoria  I TALIANA essa ideia/proposta de dividir o ARQUIVO INTERMEDIÁRIO em dois;

    procurei rapidamente aqui mais informações após ver essa questão e achei o seguinte endereço:
    http://cursoaprovando.com.br/admin/assets/downloads/tema_05_teoria_das_tres_idades_np1347968792108.pdf

    o Slice que tem o NÚMERO 5 no canto esquerdo (que mostra uma questão de concurso da CESPE) fala a respeito dessa teoria ITALIANA = ARQ. INTERMEDIARIO.

    ...bom...

    pelo que eu tinha escutado até então, essa divisão realmente não havia se concretizado e não passava de uma teoria/ideia/sugestão/proposta...enfim... mas acho legal pelo menos sabermos dessa ideia.

    Bons estudos!
  • galera é a teória inglesa, ela não é aplicada em virtude que tem a teória canadense que divide a fase corrente em duas também, mas ambas existem
  • Realmente há uma discussão a respeito da divisão em 4 fases, porém não há um consenso sobre em qual fase deverá ser dividida. 
    O proposto pelos Canadenses é que seja feita na fase Corrente e os Italianos dizem que a divisão deve ser feita na fase Intermediária.
    É facil lembrar, se associarmos as letras ( Italiano = Intermediário e Canadense = Corrente) 
    Errei por ter considerado que isso é apenas um estudo, nada foi decidido ainda.  


    Vi a respeito dessa teoria numa aula de arquivologia disponível no youtube (AlfaConcursos). 
  • Arquivo intermediário dividido em duas fases?? Ou seja, 4 idades documentais? Essa é nova pra mim....

  • Gabarito correto. A proposta de dividir o arquivo intermediário em duas fases é do italiano Elio Lodolini. Contudo, não houve muita adesão a essa proposta, haja vista que o motivo principal da existência dos arquivos intermediários foi a econômica e, portanto, criar duas fases vem de encontro com a diminuição de custos. 

  • Questão tranquila mas pode causar certo desconforto porque não são conceitos usuais. Para simplificar e nunca mais esquecer:

     

    Os Canadenses: dividem o arquivo corrente em duas fases.

    Os Italianos: dividem o arquivo intermediário em duas fases. (Elio Lodoline)

  • Só achei uma questão que se aproxima do assunto:

     

    2002 -  CESPE- DPU - Arquivista

    Assinale a opção correta com relação aos arquivos intermediários.

    São formados por documentos semiativos, que não precisam ser mantidos próximos aos usuários diretos. CERTO


  • Os arquivos semiativos ou intermediários, de acordo com a proposta do arquivista italiano Elio Lodolini, podem ser divididos em duas fases, conforme o nível de possibilidade de uso que os documentos apresentam.

     

    Certo (X)

    Errado

    Parabéns! Você acertou!

  • Gab: Certo

     

    O arquivista Elio Lodolini propõe dividir o arquivo intermediário em duas outras fases:

    * Uma mais próxima do arquivo corrente, onde o documento estaria com uso consideravelmente frequente, apesar de não ter valor primário tão elevado;

    * Outra mais próxima da destinação, onde o valor primário do documento estaria próximo de zero, assim como a sua frequência de uso.

     

    Com isso cria-se a "TEORIA DAS 4 IDADES"

     

    Fonte: Questões do CESPE e explicações do prof. do QC

     

     

    Q602804

    Ano: 2016    Banca: CESPE     Órgão: DPU     Prova: Arquivista
    O objetivo da teoria das quatro idades documentais, proposta pelo arquivista italiano Elio Lodolini, é dividir a fase intermediária em duas etapas para facilitar a operacionalização dos documentos de guarda intermediária. (CERTO)

  • a depender da teoria...pode sim