A) Por ser uma sociedade extremamente conservadora, o engajamento para o processo abolicionista esteve restrito às pressões externas, notadamente à inglesa, que, por questões econômicas, queriam o fim da escravidão no Brasil.
Claro que o principal fator para o fim da escravidão adveio da pressão inglesa, porém o erro da afirmativa está em dizer que esteve restrito a ela. O Brasil teve várias manifestações contrárias à escravidão, tais como a Revolta dos Malês e a Conjuração Baiana.
B) Marginalizados do sistema político brasileiro os escravos, libertos e livres de cor, não tiveram possibilidade de lutar pelo fim da escravidão, estando apenas como observadores do processo abolicionista.
Errado, pois teve várias formas de manifestação dos escravos, seja através da criação de quilombos ou até mesmo as revoltas ditas na alternativa A.
C) Pernambuco foi um dos estados que mais recebeu escravos africanos. Não por um acaso nasceram, neste estado, dois personagens que se destacaram na questão abolicionista: José Mariano, um dos maiores defensores do escravismo, e Joaquim Nabuco, considerado um dos grandes abolicionistas do Brasil.
José Mariano era abolicionista.
D) Dentro do processo da escravidão, não existia espaço para negociação entre escravos e senhores, uma vez que o escravismo se baseava na imposição da obediência.
Errada, uma vez que existiam diversas formas do escravo conquistar a sua alforria, por meio de serviços, pagamentos ou até mesmo gratuitamente.
E) A luta pelo fim do escravismo não se restringiu aos homens; as mulheres também resistiram contra as atrocidades da escravidão. Conhecidas por senhoras abolicionistas, algumas mulheres se organizaram em clubes e sociedades abolicionistas para lutarem contra o trabalho escravo. (CORRETA - GABARITO)