SóProvas


ID
3957325
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Pombos - PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Compreender a consolidação do Estado brasileiro durante o Segundo Reinado significa perceber uma complexa trama, que integra os quatro poderes, responsável por um lento processo de modernização na estrutura administrativa, coadjuvada pela confecção de uma política econômica, que permitiu contornar um quadro instável, caótico e de debilidade econômica herdado em grande parte da preservação de certas estruturas coloniais, bem como da instabilidade do período regencial.” (http://www.abphe.org.br/arquivos/2003_julio_bentivoglio_politica-e-diretrizes-economicas-no-inicio-dosegundo-reinado-1840-1860_limites-e-desafios-da-modernizacao.pdf). Sobre o Segundo Reinado, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C) nada de tranquilidade no período regencial, uma vez que foi marcado por varias revoltas, e instabilidade politica, econômica e social

  • chegando ao Brasil, a maioria dos imigrantes que iria trabalhar no campo via-se em uma difícil situação. O trabalho na lavoura era pesado, e boa parte dos imigrantes tinha que arcar com a compra de remédios, roupas, alimentação, estadia e passagem. Isso fazia com que esses trabalhadores permanecessem endividados com o fazendeiro por longos períodos.

    GAB (D)

    O boato que chegou até a Polônia era de que os imigrantes estavam vivendo como escravos, tendo em vista que a maioria demorava anos para conseguir quitar as dividas da passagem e dos suprimentos, isso fez com que o governo polonês proibisse a vinda de imigrantes(Por algum tempo).

  •  Poder Moderador é um poder de Estado. Ele se sobrepõe aos poderes, necessariamente (legislativo, judiciário e executivo), cabendo ao seu detentor equilibrar os demais. Foi idealizado pelo francês Benjamin Constant, que pregava a existência de cinco poderes: o poder real, poder executivo, poder representativo da continuidade, poder representativo da opinião e poder judiciário. Da forma como foi concebido, situa-se hierarquicamente acima dos demais poderes do Estado.

    Foi instituído no Império do Brasil pela Constituição Brasileira de 1824 e em Portugal pela Carta Constitucional portuguesa de 1826, ambas saídas do punho do soberano D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil e posteriormente rei de Portugal.

  • A) Com o desfecho do “Golpe da Maior Idade”, o Partido Conservador conseguiu voltar a dominar o Congresso Imperial e os Ministérios. Mas, diferente do que ocorreu no período regencial, o governo de Pedro II foi marcado pela descentralização do poder

    Errado. Quem articulou o golpe foram os liberais que ficaram putos com a renúncia de Feijó e ascensão de Araújo Lima como regente conservador, que passou a tomar medidas antiliberais, como a Lei Interpretativa do Ato Adicional.

    B) Instituído pelo Ato Adicional de 1834, o Poder Moderador deveria ser exercido exclusivamente pelo Imperador. Eram atribuições do Poder Moderador: nomear e demitir, livremente, os ministros e presidentes de província; dissolver a câmara dos deputados; nomear senadores.

    Errado. O Ato adicional não instituiu o Poder Moderador e sim SUSPENDEU juntamente com o Conselho de Estado.

    C) Ao contrário do clima de tranquilidade interna e externa, visto durante o período regencial, o Segundo Reinado foi marcado por várias convulsões sociais internas e pela Guerra do Paraguai (1864-1879).

    Errado. Clima de tranquilidade no período regencial? Faça-me o favor né parça.

    D) Chegando ao Brasil, a maioria dos imigrantes que iria trabalhar no campo via-se em uma difícil situação. O trabalho na lavoura era pesado, e boa parte dos imigrantes tinha que arcar com a compra de remédios, roupas, alimentação, estadia e passagem. Isso fazia com que esses trabalhadores permanecessem endividados com o fazendeiro por longos períodos.

    Exato. No início do processo de imigração (em massa) para o Brasil, os donos de terra financiavam a viagem das famílias europeias para o Brasil, mas com a condição de saldar essa divida com trabalho nas lavouras. Tudo que era consumido e utilizado pelos europeus deveria ser "pago" no fim do mês. Dessa maneira as famílias contraíam dívidas imensas com os fazendeiros, caracterizando um trabalho análogo à escravidão e impossibilitando a ascensão social. A Itália chegou a proibir a imigração de italianos para o Brasil. Esse tipo de imigração ficou conhecido como Imigração de Parceria

    E) Em 1850, Dom Pedro II aprovou a Lei de Terras, restringindo a aquisição de terras no Brasil. Essa lei determinava que ficava proibida a compra e venda de lotes, sendo a doação o único instrumento de transferência da propriedade. Embora o conceito não existisse, esse dispositivo legal poderia ser considerado a primeira tentativa de reforma agrária no Brasil.

    Errado. A questão alterou os dados. Pela Lei de Terras a posse da terra só seria reconhecida através de compra e venda à vista. Foi uma clara forma de manutenção da estrutura fundiária brasileira.

    Qualquer erro manda um salve.

  • Avante PMPR!