chegando ao Brasil, a maioria dos imigrantes que iria trabalhar no campo via-se em uma difícil situação. O trabalho na lavoura era pesado, e boa parte dos imigrantes tinha que arcar com a compra de remédios, roupas, alimentação, estadia e passagem. Isso fazia com que esses trabalhadores permanecessem endividados com o fazendeiro por longos períodos.
GAB (D)
O boato que chegou até a Polônia era de que os imigrantes estavam vivendo como escravos, tendo em vista que a maioria demorava anos para conseguir quitar as dividas da passagem e dos suprimentos, isso fez com que o governo polonês proibisse a vinda de imigrantes(Por algum tempo).
Poder Moderador é um poder de Estado. Ele se sobrepõe aos poderes, necessariamente (legislativo, judiciário e executivo), cabendo ao seu detentor equilibrar os demais. Foi idealizado pelo francês Benjamin Constant, que pregava a existência de cinco poderes: o poder real, poder executivo, poder representativo da continuidade, poder representativo da opinião e poder judiciário. Da forma como foi concebido, situa-se hierarquicamente acima dos demais poderes do Estado.
Foi instituído no Império do Brasil pela Constituição Brasileira de 1824 e em Portugal pela Carta Constitucional portuguesa de 1826, ambas saídas do punho do soberano D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil e posteriormente rei de Portugal.
A) Com o desfecho do “Golpe da Maior Idade”, o Partido Conservador conseguiu voltar a dominar o Congresso Imperial e os Ministérios. Mas, diferente do que ocorreu no período regencial, o governo de Pedro II foi marcado pela descentralização do poder
Errado. Quem articulou o golpe foram os liberais que ficaram putos com a renúncia de Feijó e ascensão de Araújo Lima como regente conservador, que passou a tomar medidas antiliberais, como a Lei Interpretativa do Ato Adicional.
B) Instituído pelo Ato Adicional de 1834, o Poder Moderador deveria ser exercido exclusivamente pelo Imperador. Eram atribuições do Poder Moderador: nomear e demitir, livremente, os ministros e presidentes de província; dissolver a câmara dos deputados; nomear senadores.
Errado. O Ato adicional não instituiu o Poder Moderador e sim SUSPENDEU juntamente com o Conselho de Estado.
C) Ao contrário do clima de tranquilidade interna e externa, visto durante o período regencial, o Segundo Reinado foi marcado por várias convulsões sociais internas e pela Guerra do Paraguai (1864-1879).
Errado. Clima de tranquilidade no período regencial? Faça-me o favor né parça.
D) Chegando ao Brasil, a maioria dos imigrantes que iria trabalhar no campo via-se em uma difícil situação. O trabalho na lavoura era pesado, e boa parte dos imigrantes tinha que arcar com a compra de remédios, roupas, alimentação, estadia e passagem. Isso fazia com que esses trabalhadores permanecessem endividados com o fazendeiro por longos períodos.
Exato. No início do processo de imigração (em massa) para o Brasil, os donos de terra financiavam a viagem das famílias europeias para o Brasil, mas com a condição de saldar essa divida com trabalho nas lavouras. Tudo que era consumido e utilizado pelos europeus deveria ser "pago" no fim do mês. Dessa maneira as famílias contraíam dívidas imensas com os fazendeiros, caracterizando um trabalho análogo à escravidão e impossibilitando a ascensão social. A Itália chegou a proibir a imigração de italianos para o Brasil. Esse tipo de imigração ficou conhecido como Imigração de Parceria
E) Em 1850, Dom Pedro II aprovou a Lei de Terras, restringindo a aquisição de terras no Brasil. Essa lei determinava que ficava proibida a compra e venda de lotes, sendo a doação o único instrumento de transferência da propriedade. Embora o conceito não existisse, esse dispositivo legal poderia ser considerado a primeira tentativa de reforma agrária no Brasil.
Errado. A questão alterou os dados. Pela Lei de Terras a posse da terra só seria reconhecida através de compra e venda à vista. Foi uma clara forma de manutenção da estrutura fundiária brasileira.
Qualquer erro manda um salve.