SóProvas


ID
3957967
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil [...]. Estudara em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil [...]

    — A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo.

    Dito isso, meteu-se em Itaguaí, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da ciência [...]. Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática. [...] Ela reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade [...]; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. Se além dessas prendas, — únicas dignas da preocupação de um sábio, D. Evarista era mal composta de feições, longe de lastimá-lo, agradecia-o a Deus, porquanto não corria o risco de preterir os interesses da ciência na contemplação exclusiva, miúda e vulgar da consorte.

    Ela mentiu às esperanças do Dr. Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos. A índole natural da ciência é a longanimidade; o nosso médico esperou três anos, depois quatro, depois cinco. [...] e à sua resistência (de D. Evarista), — explicável, mas inqualificável, — devemos a total extinção da dinastia dos Bacamartes.[...]

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000012.pdfoalie nistaacessoem02/12/2019(adaptado)

Machado de Assis, escritor conceituado do século XIX, descreve a trajetória de Simão Bacamarte no conto “O Alienista”. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Eu não entendi nada desse texto MALUCO. Machado de Assis, ainda dizem que é bom.hehehe...

  • O texto exigiu que o leitor soubesse que Coimbra e Pádua referia-se a Itália e Portugal, mas vamos a resposta.

    A) O protagonista, com trinta e quatro anos, regressou ao Brasil para estudar as crônicas da vila de Itaguaí.

    Errado. "As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico" Nada fala sobre ele ter estudado em tal local, e o texto afirma que aos 34 anos ele retornou ao Brasil.

    B) O protagonista se casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas que viabilizou a dinastia dos Bacamartes.

     "Ela mentiu às esperanças do Dr. Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos. Devemos a total extinção da dinastia dos Bacamartes" com base neste trecho nota-se que não viabilizou a dinastia.

    C) O protagonista era considerado o maior dos médicos do Brasil porque para ele a ciência era sua única inação e queria dedicar-se profundamente ao trabalho em sua cidade Itaguaí.

    Nada infere-se do texto a respeito disto.

    D) D. Evarista era mal composta de feições; não era bonita nem simpática, mas o protagonista era grato a Deus porque tinha uma esposa que o ajudava no trabalho e estudos. No texto não afirma nada sobre ela ajuda-lo nos estudos.

    E) O protagonista vem de família aristocrata; estudou em Portugal e Itália e casa-se por interesses que o difere da maioria dos casais. Certo, no texto fala que ele é filho da nobreza, que estudou nas cidades situadas em Itália e Portugal, e também afirma que ele tinha um gosto meio atípico em relação a escolha de sua esposa.