COMENTÁRIOS:
a) CORRETA. A afirmativa está coerente com o texto de Almeida e Malagris: "Dessa forma, a Psicologia da Saúde busca compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e seus comportamentos associados. Além de desenvolver pesquisas sobre cada um desses aspectos, os psicólogos da saúde realizam intervenções com o objetivo de prevenir doenças e auxiliar no manejo ou no enfrentamento das mesmas (Miyazaki, Domingos & Caballo, 2001).
" b) INCORRETA. Veja a definição de Matarazzo: "é o conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais específicas da Psicologia, utilizadas para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento das doenças, identificação da etiologia e diagnóstico (de problemas) relacionados à saúde, doença e disfunções, para a análise do sistema de atenção à saúde e formação de políticas de saúde" O correto seria falar sobre prevenção de doenças, não da saúde.
O correto seria falar sobre prevenção de doenças, não da saúde.
c) INCORRETA. O foco da Psicologia da Saúde vai além de desenvolver estratégias comportamentais. Veja o que Almeida e Malagris dizem: "A Psicologia da Saúde não está interessada diretamente pela situação, que cabe ao foro médico. Seu interesse está na forma como o sujeito vive e experimenta o seu estado de saúde ou de doença na sua relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Objetiva fazer com que as pessoas incluam no seu projeto de vida, um conjunto de atitudes e comportamentos ativos que as levem a promover a saúde e prevenir a doença, além de aperfeiçoar técnicas de enfrentamento no processo de ajustamento ao adoecer, à doença e às suas eventuais consequências (Barros, 1999). Dessa forma, a Psicologia da Saúde busca compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e seus comportamentos associados. (...)
" d) INCORRETA. Como vimos acima, as autoras dizem que a Psicologia da Saúde não está interessada diretamente na saúde/doença em si, mas em como o sujeito vivencia esses processos.
FONTE: Estratégia Concursos - Marina Becalli