SóProvas


ID
3960925
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Araucária - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.
    Estaremos criando uma sociedade de jovens de pais ausentes, distraídos demais com a Internet, à qual Leonardo Calembo, de 41 anos, pai de um dos adolescentes mortos a tiros no colégio de Goiânia por um colega de classe, chamou, enquanto enterrava o filho, de “órfãos de pais vivos”, de pais já mortos para eles, porque ignoram seus problemas? O eco da tragédia de Goiânia, que se revela a cada dia com informações mais alarmantes sobre a personalidade complexa do jovem de 14 anos que disparou na sala de aula contra os colegas, levará tampo para se dissipar, já que despertou o alarme em não poucas famílias. É como se, de repente, nos _____________ se realmente _____________ nossos filhos e o que estão vivendo sem que ____________.[…]
     Enquanto escrevo esta coluna, o jornal Folha de S. Paulo publica o que chama de “o mapa da morte”, com os dados de homicídios no Brasil em 2016, com um aumento de quase 4% em relação ao ano anterior. No total foram 61.689 homicídios, o que equivale a sete a cada hora, algo que supera muitas guerras juntas. É como se o Brasil sofresse a cada ano a explosão de uma bomba atômica. A de Hiroshima matou pouco mais do que se mata no Brasil todos os anos.
     Algo que agrava esse mapa da morte é que metade desses homicídios é de jovens, o que significa que mais de 30.000 pais e mães tenham que enterrar filhos, algo que fere as leis da natureza. O normal é que os filhos enterrem os pais. A matança desses milhares de jovens conduz à aberração de que os pais se sintam órfãos dos filhos, sem poder desfrutar deles em vida.
     Permitir ou não que as crianças e jovens vejam todo o tipo de violência virtual nos jogos, nos filmes, na televisão e nos celulares? Quando eu era estudante de psicologia em Roma, tive uma discussão com um de meus professores que defendia que as crianças deviam familiarizar-se com a violência para poder administrá-la quando adultas. É o que pensam ainda hoje até mesmo ilustres sociólogos. Para mim, porém, a vida real de hoje já oferece doses de sobra de violência, desde que se nasce, dentro e fora das casas, para que seja preciso acrescentar-lhe a violência virtual.[…]
     Jovens órfãos de pais vivos, pais que se veem sujeitos a enterrar filhos em flor e, se fosse pouco, desde 1980 até hoje segue aumentando no Brasil o número de suicídios juvenis, segundo o IPEA. É o ápice da tragédia da sociedade. […]
     Mais do que saber se têm mais votos Lula, Doria ou Bolsonaro, os institutos de pesquisa deveriam se interessar em descobrir por que a juventude de uma sociedade como a do Brasil, que sempre teve como vocação a felicidade e os encontros festivos, se vê de repente representada por um triplo drama de orfandade. Quem salvará o Brasil não será, de fato, nenhum caudilho, herói ou messias, mas a tomada de consciência da sociedade de que as famílias precisam apostar para que seus filhos voltem “a ser sonhadores”, como pedia o jovem de outra escola em Olinda.
     Quando um jovem pede aos pais que lhe dediquem mais tempo que a seu celular, ele lhes está suplicando mais afeto, ou está tentando contar-lhes que algo se está rompendo dentro dele. Quando lhe dizem: “depois, agora estou ocupado”, esse “depois” poderia ser tragicamente tarde.
Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/31/opinion/1509452129_128889.html>.Acesso em 06 nov. 2017)

Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:

1. O texto tematiza o excesso de violência no país.
2. O autor utiliza a tragédia ocorrida na escola de Goiânia como um exemplo de como a falta de participação dos pais na vida dos filhos pode levar a situações de tragédia.
3. O autor critica a escassez de pesquisas sobre o comportamento e a saúde mental de nossos jovens.
4. A expressão “órfãos de pais vivos”, apresentada no texto, faz referência a crianças com pais mortos no sentido metafórico.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    1. O texto tematiza o excesso de violência no país INCORRETO. O texto trata da relação entre pais e filhos, mostra que os pais estão preocupados em viver no mundo virtual e acabam por não dar atenção suficiente aos filhos.

    2. O autor utiliza a tragédia ocorrida na escola de Goiânia como um exemplo de como a falta de participação dos pais na vida dos filhos pode levar a situações de tragédia → CORRETO. SEGUNDO O TEXTO: [...]  Estaremos criando uma sociedade de jovens de pais ausentes, distraídos demais com a Internet, à qual Leonardo Calembo, de 41 anos, pai de um dos adolescentes mortos a tiros no colégio de Goiânia por um colega de classe, chamou, enquanto enterrava o filho, de “órfãos de pais vivos”, de pais já mortos para eles, porque ignoram seus problemas? O eco da tragédia de Goiânia, que se revela a cada dia com informações mais alarmantes sobre a personalidade complexa do jovem de 14 anos que disparou na sala de aula contra os colegas, levará tampo para se dissipar, já que despertou o alarme em não poucas famílias [...].

    3. O autor critica a escassez de pesquisas sobre o comportamento e a saúde mental de nossos jovens → CORRETO. SEGUNDO O TEXTO: [...] Mais do que saber se têm mais votos Lula, Doria ou Bolsonaro, os institutos de pesquisa deveriam se interessar em descobrir por que a juventude de uma sociedade como a do Brasil, que sempre teve como vocação a felicidade e os encontros festivos, se vê de repente representada por um triplo drama de orfandade (=CRÍTICA À ESCASSEZ DE PESQUISAR SOBRE O COMPORTAMENTOS DOS JOVENS).

    4. A expressão “órfãos de pais vivos”, apresentada no texto, faz referência a crianças com pais mortos no sentido metafórico → CORRETO. Trata-se de uma expressão figurada que passa a ideia de pais que estão vivos, mas são ausentes; os jovens, dessa forma, são “órfãos de pais vivos”.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • D) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

    1. O texto tematiza o excesso de violência no país. ERRADO

    "Esta é uma sociedade de órfãos de pais vivos” o tema do texto é o desinteresse dos pais em saber o motivo e o nível da violência de seus filhos adolescentes.

     2. O autor utiliza a tragédia ocorrida na escola de Goiânia como um exemplo de como a falta de participação dos pais na vida dos filhos pode levar a situações de tragédia. CERTO

    "O eco da tragédia de Goiânia, que se revela a cada dia com informações mais alarmantes sobre a personalidade complexa do jovem de 14 anos que disparou na sala de aula contra os colegas"

    3. O autor critica a escassez de pesquisas sobre o comportamento e a saúde mental de nossos jovens. CORRETO

    "Mais do que saber se têm mais votos Lula, Doria ou Bolsonaro, os institutos de pesquisa deveriam se interessar em descobrir por que a juventude de uma sociedade como a do Brasil, que sempre teve como vocação a felicidade e os encontros festivos, se vê de repente representada por um triplo drama de orfandade."

    4. A expressão “órfãos de pais vivos”, apresentada no texto, faz referência a crianças com pais mortos no sentido metafórico. CORRETO

    Órfãos de pais vivos faz analogia aos pais que não estão presentes na vida dos filhos ou ignoram seus problemas

  • não concordo da 1 estar errada:

    O autor separou 2 parágrafos com dados e informações sobre a violência no Brasil. Então como ele não tematizou o excesso da violência?

  • Eu acerti a questão, mas ainda estou com dúvida sobre a alternativa 3, pois tenho um sério problema com interpretação.

    3. O autor critica a escassez de pesquisas sobre o comportamento e a saúde mental de nossos jovens.

    Para responder essa alternativa, utilizei o trecho: "Mais do que saber se têm mais votos Lula, Doria ou Bolsonaro, os institutos de pesquisa deveriam se interessar em descobrir por que a juventude de uma sociedade como a do Brasil, que sempre teve como vocação a felicidade e os encontros festivos, se vê de repente representada por um triplo drama de orfandade."

    Ok, está claro a escassez/falta de pesquisa, mas como é possível deduzir que a falta de pesquisa é em relação ao comportamento e saúde mental dos jovens? Acho uma tremenda extrapolação alegar isso, pois a falta de pesquisa que o autor mencionou pode ser relacionada a qualquer coisa, não dá pra ter certeza de que o autor se referiu exatamente a falta de pesquisa sobre o comportamente e a saúde mental.

    COBRAR INTERPRETAÇÃO DE TEXTO É RIDÍCULO!

  • Pra mim a alternativa 3 é incorreta, pois o autor realmente crítica a escassez de pesquisas, mas não sobre comportamento e saúde mental dos jovens mas sim porque eles estão sendo “abandonados”. O foco da pesquisa é o comportamento dos pais e não dos jovens.

  • "...homicídios no Brasil em 2016, com um aumento de quase 4% em relação ao ano anterior. No total foram 61.689 homicídios, o que equivale a sete a cada hora, algo que supera muitas guerras juntas".

    Como a um pode estar errada?

  • o texto cita a violência, porém não é esse o tema enfatizado.

  • Gabarito: D.

    Ao meu ver a banca forçou demais nesse item 3, mas vamos lá:

    Afirmativa 1: Errada. O autor faz uma contextualização, não há uma preocupação com o panorama geral da violência no país. Ele faz uma comparação com dados gerais e na sequência do texto retorna para os jovens.

    Afirmativa 2: Certa. Ao meu ver isso ficou mais claro com o encerramento do texto do que com o próprio trecho inicial.

    Afirmativa 3: Certa. Essa eu achei bem forçada. De fato, o penúltimo parágrafo estabelece que pesquisas devem ser feitas pelos institutos e não só para algo político, tanto que é cita alguns governantes. Porém, não consegui concluir essa parte do "comportamento e saúde mental dos jovens".

    Afirmativa 4: Certa. Significa, no contexto, os pais que, embora vivos, não dão atenção aos filhos, são ausentes e etc. Isso fica bem nítido no fim do texto quando um filho pede pra falar com o pai e o pai responde dizendo que está ocupado.

    Bons estudos!

  • é questao assm q eu quero na minha prova, carajo...VEM #PCPR

  • Marquei B, essa 3 não tem nada a ver. Saúde mental?!!

  • Excelente texto!

  • 3. O autor critica a escassez de pesquisas sobre o comportamento e a saúde mental de nossos jovens.]

    em nenhum momento do texto da a entender que já existia pesquisa sobre o comportamento e saude mental dos jovens

    você concorda comigo que para ter escassez precisa antes ter o desenvolvimento em pesquisa sobre o comportamento.

  • fico pensando na rapaziada que acerta essas questões, estão em outro patamar, porque eu erro quase todas e estudo a mais de dois anos e sempre enfrento bancas mais difíceis que essa, e o entendimento perante essas alternativas é duma jurisprudência que só aceitando mesmo

    força para você amigo

    peso 2 português na sua prova

    aconselho vocês a olha a nota e corte dessa banca kkk quer dizer, nem olhem

  • Questão que pode gerar falácia.

    Falácia: analisar dados verdadeiros e chegar a conclusões falsas. (quando vamos interpretar, temos que interpretar com os dados que são fornecidos.

    OBS: Se o assunto for amplo, cuidado com o item que pode trazer algo muito específico e vice-versa.

    Indutivo: parte de uma verdade particular para uma geral (específica)

    Dedutivo: parte de uma verdade geral para uma particular (ampla) (cuidado para não ir além do que o texto quer).

    3 - O autor critica a escassez de pesquisas sobre o comportamento e a saúde mental de nossos jovens

    "Mais do que saber se têm mais votos Lula, Doria ou Bolsonaro, os institutos de pesquisa deveriam se interessar em descobrir por que a juventude de uma sociedade como a do Brasil, que sempre teve como vocação a felicidade e os encontros festivos, se vê de repente representada por um triplo drama de orfandade. Quem salvará o Brasil não será, de fato, nenhum caudilho, herói ou messias, mas a tomada de consciência da sociedade de que as famílias precisam apostar para que seus filhos voltem “a ser sonhadores”, como pedia o jovem de outra escola em Olinda."

    O texto fala que mais importante que saber sobre votos e política (o que geralmente gera muita pesquisa estatística), seria pesquisar o motivo pelo qual a juventude do Brasil se vê num drama de orfandade. Ou seja, muita pesquisa sobre política e quase nada sobre a saúde mental e comportamento dos jovens.

    Analisar além disso, buscando mais informações do que o texto pede, gera falácia e leva á conclusões erradas.

  • VEM PMPR 3 DIAAAASSS

  • Falta de respeito para com o candidato! A banca dá o gabarito que lhe convém. Não segue os princípios básicos da interpretação de um texto, por vezes afere ideias que extrapolam o bom senso.

  • GABARITO D DE DETONANDO A PROVINHA DA UFPR !