SóProvas


ID
3961084
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Considerando-se que a vida social é fundamental à existência dos seres humanos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo. Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos biológicos, mas sua constituição não se limita apenas ao aspecto da procriação e da preservação da espécie, pois é um fenômeno social.

As famílias são grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são baseadas na força dos sentimentos entre as pessoas, o que justifica, muitas vezes, o amor existente entre pais e filhos adotivos, logo sem relação consanguínea.

    Assim, laços que unem os indivíduos em família não são sustentados pela lógica da troca, a partir de um cálculo racional. Ao contrário, a família é um grupo informal, ao qual as pessoas estão ligadas por afeto e afinidade e, por conta desses sentimentos, criam vínculos que garantem a convivência, além da cooperação econômica.

    Mesmo que por motivos quaisquer os indivíduos venham a se separar não mais residindo no mesmo local, obviamente continuam a constituir uma família, principalmente no aspecto legal.

    Embora seja um fenômeno social presente em todas as culturas, os grupos familiares e as relações de parentesco manifestam-se de formas peculiares, dependendo dos costumes de um determinado povo ou sociedade, podendo sofrer alterações como consequência direta das transformações sociais, econômicas e políticas, dentro de uma mesma cultura.

(brasilescola.uol.com.br/sociologia/família-não-apenas-um-grupo-masum-fenomeno-social.htm. Acesso em 21.10.2019. Adaptado)

Na frase do 1o parágrafo – Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos biológicos, mas sua constituição não se limita apenas ao aspecto da procriação e da preservação da espécie, pois é um fenômeno social. – o autor

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    faz uma exposição dos tipos de laços que definem uma família.

    Considerando-se que a vida social é fundamental à existência dos seres humanos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo. Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos biológicos, mas sua constituição não se limita apenas ao aspecto da procriação e da preservação da espécie, pois é um fenômeno social.

  • ✅ Gabarito: A

     DE ACORDO COM O 1º PARÁGRAFO DO TEXTO: Considerando-se que a vida social é fundamental à existência dos seres humanos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo. Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos biológicos, mas sua constituição não se limita apenas ao aspecto da procriação e da preservação da espécie, pois é um fenômeno social.

    ➥ Isto é, há uma exposição dos tipos de laços que definem uma família. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Fala sobre o laço sanguineo e o laço social

  • A) faz uma exposição dos tipos de laços que definem uma família.

    Exatamente! O autor expõe 2 tipos de laços que formam uma família: o sanguíneo e o social

    B) descreve vários aspectos relacionados à procriação.

    Vários NÃO! só dois!

    C) ressalta a existência e a sobrevivência das pessoas.

    Nada fala sobre sobrevivência ou existência das pessoas

    D) apresenta uma contradição entre vínculo biológico e fenômeno social.

    O que torna a assertiva errada é a palavra CONTRADIÇÃO! o sanguíneo não se opõe ao social e vice-versa! reflita comigo... você e seus pais têm vínculo sanguíneo, mas também tem vínculo social e um vínculo não se opõe ao outro.

    E) define detalhadamente os processos sociais.

    Pelo tamanho do trecho... nem espaço tem pra detalhar coisa alguma.

    https://www.instagram.com/portugramas/ quer mapas mentais mnemônicos e muito mais? siga-me no instagram

    TUDO GRATUITO! ! !

  • Quem caiu na D, curte aqui.