Por definição, proatividade é a capacidade de se antecipar às situações, necessidades e problemas futuros. Bom, temos dessa forma alguns fatores para analisar:
- Antecipação: Este deve ser inerente a todos os profissionais, em especial aos de comunicação e marketing;
- Planejamento: Todo trabalho, projeto, evento ou qualquer outra execução embasada no planejamento estará mais propensa ao sucesso por estar mais coerente;
- Iniciativa:Arriscar também pode garantir resultados. Ter iniciativa é fundamental para conquistar as oportunidades no mercado.
Interessante como os fatores acima citados se entrelaçam, estão interligados. O ambiente de trabalho com todas as revoluções tecnológicas e sociais necessita de especialistas com o diferencial da multitarefa. Não vale apenas ser bom em algo, mas ser bom em todo o ciclo de atividades que envolve seu trabalho.
Vamos transportar esse conceito para a realidade das empresas. Quem realiza o briefing da tarefa precisa saber dos detalhes que envolvem sua execução. Por exemplo, o atendimento de uma agência (setor) será diferenciado se conseguir entender os pormenores da criação, das redes sociais, da parte multimídia, das campanhas de search marketing, e por aí vai.
E onde entra a proatividade? Ser multitarefa exige conhecimento prévio. As empresas não especificam esse pré-requisito para a vaga, mas sendo proativo (antecipando os acontecimentos), você estará apto a exercer a função por possuir conhecimento em várias áreas e setores.
Já foi muito abordado em toda a web as gerações “X”, “Y” e “Z”. Atribuímos à última qualidades de alto dinamismo e versatilidade, características adquiridas por indivíduos antenados e altamente participativos, vários itens determinantes para qualificar a proatividade.
Como em muitos modelos acadêmicos isso não é trabalhado como condição básica, mas como diferencial, devemos manter esse atributo como condição primária nas nossas carreiras.
¹Paulo Oliveira é Analista de marketing digital e procura aliar estratégias do marketing à web 2.0 e todos os benefícios que a tecnologia pode agregar.
Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/gestao/a-proatividade-e-o-profissional-do-futuro/#ixzz32NHJUaRh