SóProvas


ID
3962371
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Edéia - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os franceses viveram, neste sábado 28 de dezembro de 2019, um novo fim de semana complicado nos transportes, no 24º dia de greve.
O movimento grevista se opõe ao projeto

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • "A França viveu na quinta-feira (9) o 36º dia da mais longa greve já registrada em sua história. Desde o dia 5 de dezembro, o movimento sindical protesta contra a reforma no sistema de aposentadorias apresentada pelo governo (...)

    Politicamente, o movimento é um desafio de grandes proporções para o presidente Emmanuel Macron, que está na metade de seu mandato de cinco anos, e enfrentou recentemente o desgaste provocado pelo movimento chamado “coletes amarelos” – que minguou depois do aumento da violência em seus protestos e de se converter numa onda de reivindicações difusas de classe média.

    A atual queda de braço com o movimento sindical aumenta à medida que se aproxima a data de votação da reforma da Previdência na Assembleia Nacional, onde o partido político République en Marche (República em Movimento), de Macron, tem a maioria dos assentos.

    Se passar tal como está, a reforma elevará a idade mínima de aposentadoria integral na França de 62 para 64 anos, e unificará dezenas de regimes diferentes de aposentadoria num único grande sistema nacional."

    Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/01/10/O-que-move-a-greve-mais-longa-da-hist%C3%B3ria-da-Fran%C3%A7a

  • No começo de 2020 a França passou por grandes protestos, desta vez contra o projeto de reforma da Previdência. A face mais conhecida desses levantes foi a greve dos transportes públicos, que mexeu de forma intensa com a vida dos franceses.

    Resposta: C