-
uma vez que o bibliotecário traça meios pra entender a satisfação e necessidade do usuário por meio dessa ferramenta.
-
Os estudos de uso e usuários possuem vários objetivos: avaliar o acervo, avaliar os serviços oferecidos, conhecer o perfil do usuário real e suas necessidades informacionais, bem como perceber meios de atrair os usuários potenciais.
Figueiredo (1994) acerca do tema em questão discorre que:
“Esses estudos são, assim, canais de comunicação que se abrem entre a biblioteca e a comunidade a qual ela serve. São estudos necessários também para ajudar a biblioteca na previsão da demanda ou da mudança de demanda de seus produtos e serviços, permitindo que sejam alocados os recursos necessários na época adequada.”
Fonte: www.periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3191/2834
-
Essa é uma ‘questão’ conceitual. Ela toca na raiz dos estudos de usuários, então, não é preciso de muitas informações detalhadas para poder respondê-la. Sabemos que o objetivo dos estudos de usuários é a incorporação de produtos e serviços, avaliação de produtos e serviços, e estabelecer prioridades na incorporação desses novos produtos e serviços, tudo isso com base nas próprias necessidades dos usuários da biblioteca. Assim, esses estudos de usuários se consistem num canal de comunicação, em que o usuário expressa suas necessidades e a biblioteca busca atendê-las. Não é preciso de muito conhecimento específico para responder isso, certo? Porém, esse fragmento de texto está escrito no livro de Nice Figueiredo, que é uma autora muito citada na área de estudos de usuários. No fragmento do livro, a autora diz: “esses estudos são, assim, canais de comunicação que se abrem entre a biblioteca e a comunidade a qual ela serve. São estudos necessários também para ajudar a biblioteca na previsão da demanda ou da mudança da demanda de seus produtos ou serviços, permitindo que sejam alocados os recursos necessários na época adequada”. Bingo! Assertiva correta.
Gabarito: C