• Horizonte O: Esse Horizonte também é conhecido como Horizonte Orgânico. Esse Horizonte relativamente delgado e é constituído principalmente pelas folhas e galhos que caem dos vegetais pelos seus primeiros produtos em decomposição. Em geral está presente onde não ocorre revolvimento periódico para atividade agrícola. (Savanas, Florestas ou outros tipo s de cultivos).
• Horizonte A: É a camada mineral mais próxima da superfície. Tem como característica fundamental o acúmulo de matéria orgânica (parcial ou humificada) e a perda de materiais sólidos para o Horizonte B (via translocação). A coloração do Horizonte A representa a quantidade de húmus acumulado, dessa forma temos que quanto mais superficial mais escuro a camada é. (Próximo ao Horizonte O).
• Horizonte E: Está presente em alguns solos, é aquele que é mais claro, onde ocorrem perdas de materiais que foram translocados para o Horizonte B (argilas e óxidos de ferro e húmus).
• Horizonte B: É definido por aquele que apresenta o máximo desenvolvimento de cor, estrutura ou que possui acumulação de materiais translocados do A e/ou do E. Os materiais são removidos dos horizontes superiores pelas á guas que se infiltram no solo, que ficam retidos nas camadas mais profundas, formando assim esses horizontes de acumulação.
• Horizonte C: O Horizonte C fica abaixo dos demais Horizontes. Ele corresponde ao Saprólito, isto é, rocha pouco alterada pelos processos de formação do solo e, portanto, possui características próximas ao material do qual o solo, presumidamente se formou. Os Saprólitos também são conhecidos como “Rocha Podre”.
• Horizonte R: Usado para rocha consolidada.
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/2638168/apostila-3-horizontes-do-solo
QÉS!