a) Solos Transportados (Sedimentares)
coluviões - gravidade
tálus - gravidade (água)
aluviões - água
terraços fluviais - água
sedimentos marinhos
eólicos - vento
b) GABARITO
c) Solo Laterítico
Solo típico da evolução de solos em clima quente, com regime de chuvas moderadas a intensas. Apresenta elevada concentração de ferro e alumínio na forma de óxidos e hidróxidos, daí a sua coloração avermelhada. Encontram-se, geralmente, recobrindo agregações de partículas argilosas. Apresentam-se na natureza, geralmente, não-saturados, com índice de vazios elevado, resultando disto sua baixa capacidade de suporte.
d) Solo Concrecionado
Massa de solo que apresenta alta resistência, cujos grãos são ligados, naturalmente entre si, por um cimento qualquer. É designado pelo respectivo tipo seguido pela palavra “concrecionado”.
e) Solos orgânicos
originados da decomposição e posterior apodrecimento de matérias orgânicas, sejam estas de natureza vegetal (plantas, raízes) ou animal. Os solos orgânicos são problemáticos para construção por ser em muito compressíveis. Em algumas formações de solos orgânicos ocorre uma importante concentração de folhas e caules em processo de decomposição, formando as turfas (matéria orgânica combustível).
fonte: https://docente.ifrn.edu.br/johngurgel/disciplinas/2.2051.1v-mecanica-dos-solos-1/apostila%20de%20solos.pdf