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ID
396334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.

Sob a influência da tradição marxista no contexto atual, o serviço social superdimensiona o saber-fazer, por meio de aportes teórico- analíticos que abordam as relações sociais individuais no plano das vivências imediatas.

Alternativas
Comentários
  • ERRO: o serviço social superdimensiona o saber-fazer.

  • O Marxismo não trata de relações individuais e sim coletivas.

  • o serviço social superdimensionando o saber-fazer o viés passa ser tecnocrático

  • O erro da questão esta em individuais e imediatas, que deveria ser trocadas respectivamente por coletivas e na totalidade

  • Os aportes teóricos analíticos, que abordam as relações sociais individuais no plano das vivências imediatas, fazem referência à perspectiva modernizadora com suporte teórico metodológico na matriz positivista, consequentemente na sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social. A teoria social, assentada no positivismo, aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas, como fatos que se apresentam em sua objetividade e imediaticidade. Essa perspectiva restringe a visão teórica ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. As mudanças apontam para a conservação e preservação da ordem estabelecida, isto é, do ajuste. 
    Como leciona Yazbek (2009), a teoria social de Marx apreende o ser social a partir de mediações. Ou seja, parte da posição de que a natureza relacional do ser social não é percebida em sua imediaticidade. "Isso porque, a estrutura de nossa sociedade, ao mesmo tempo em que põe o ser social como ser de relações, no mesmo instante e pelo mesmo processo, oculta a natureza dessas relações ao observador" (NETTO, 1995) Ou seja, as relações sociais são sempre mediatizadas por situações, instituições etc, que ao mesmo tempo revelam/ocultam as relações sociais imediatas. Por isso nesta matriz o ponto de partida é aceitar fatos, dados como indicadores, como sinais, mas não como fundamentos últimos do horizonte analítico. Trata‐se, portanto de um conhecimento que não é manipulador e que apreende dialeticamente a realidade em seu movimento contraditório. Movimento no qual e através do qual se engendram, como totalidade, as relações sociais que configuram a sociedade capitalista. 
    É no âmbito da adoção do marxismo como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no país, a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações (cf.IAMAMOTO, 1982). 

  • Comentários:

    Vamos observar. A questão fala que no contexto atual, sob  a influência da TRADIÇÃO MARXISTA, o serviço social,  por meio de aportes teórico/analíticos abordam as relações sociais individuais. Opa! Tem alguma coisa errada aqui. Visto que à tradição marxista compreende o exercício profissional a partir de uma perspectiva de totalidade, remetendo o particular ao universal e incluindo as determinações objetivas e subjetivas dos processos sociais. Sendo assim, esse processo em hipótese alguma, pode implicar na no plano das vivências imediatas.

    Gabarito: Errado

    É isso aí, pessoal! Um grande abraço a todos! Não deixe de nos seguir nas redes sociais:

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  • Thaís Santos Oliveira, o Marxismo indiretamente trata das implicações sobre as relações individuais sim... contudo, este enfoque analítico só ganha maior concretude e forma quando apropriado por outras discipinas( com as ciencias psicologicas) mediante a contribuição de de pensadores como vigotski, Silvia Lane, Vanderley Coodo ( estes dois últimos brasileiros). Assim a teoria marxiana historicamente vai ampliando seu escopo de análise permitindo "guiar" reflexões na esfera do individuo (contudo, isso não leva a dicotomização entre individuo e sociedade).. o que se porduz é uma alteração da "escala analitica"...