SóProvas


ID
3963430
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Edéia - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Robbins (2005) aponta que existem alguns atributos de personalidade que são preditores do comportamento organizacional. Quando a pessoa está sempre em movimento, apresenta-se impaciente com o ritmo que as coisas acontecem, faz mais de uma coisa ao mesmo tempo, não suporta o ócio e liga o seu sucesso ao número de produção, estes são indicativos de personalidade

Alternativas
Comentários
  • Personalidade do Tipo A:

    Este traço de personalidade é encontrado em indivíduos apressados e extremamente competitivos. “Está agressivamente envolvida em uma luta crônica e incessante para conseguir mais e mais em menos tempo e, se for necessário, contra os esforços de outras coisas ou com outras pessoas” (SOTO, 2011, p. 53). Segundo Robbins (2010, p. 137), suas principais características são:

    • Está sempre em movimento, andando e comendo rapidamente;

    • Impacienta-se com o ritmo com que a maior parte das coisas acontecem;

    • Tenta pensar ou fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo;

    • Não consegue lidar com momentos de lazer;

    • É obcecado por números, medindo seu sucesso pela quantidade de coisas que consegue acumular.

    Personalidade do tipo B:

    Conforme Soto (2011), esse traço representa uma personalidade mais calma em termos de ascensão e assunção de riscos. Essas pessoas raramente desejam obter um número maior de coisas ou participar em uma série eternamente crescente de eventos, e procuram com que a frequência desses eventos seja cada vez menor. 

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010),

    Personalidade Tipo A: pessoa agressivamente envolvida em uma luta crônica e incessante pela obtenção crescente de mais coisas em cada vez menos tempo.

    O Tipo B é exatamente o oposto disso e “raramente se sente pressionado para obter um número crescente de coisas ou participar de cada vez mais eventos em um tempo cada vez menor”.

    Personalidade proativa: Pessoas que identificam oportunidades, mostram iniciativa, agem e perseveram até que a mudança desejada ocorra.

    Extroversão é um dos fatores do modelo de personalidade conhecido como "Big Five". Refere-se, basicamente, ao ao nível de conforto de uma pessoa com seus relacionamentos.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.