SóProvas


ID
396412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sabendo que as concepções de política social supõem uma perspectiva teórico-metodológica e relacionam-se com as perspectivas políticas e as visões sociais de mundo, julgue os itens a seguir.

Tendo-se o mercado como órgão regulador das relações sociais, o bem-estar social tende a ser transferido para o Estado, enquanto o alívio da pobreza extrema é de responsabilidade exclusiva do trabalho voluntário de diferentes segmentos sociais.

Alternativas
Comentários
  • A meu ver há uma mistura aí. Respondi certo, mas, acho que está errada porque: "mercado como órgão regulador das relações sociais" ocorreu no capitalismo concorrencial, "bem-estar social tende a ser transferido para o Estado" no capitalismo monopolista e "alívio da pobreza extrema é de responsabilidade exclusiva do trabalho voluntário de diferentes segmentos sociais" tem haver com o neoliberalismo. Agradeço a quem puder contribuir para que eu também possa ter maior clareza sobre o assunto.

  • O certo é que, estando o mercado como órgão regulador supremo das relações sociais, o bem-estar social tende a ser transferido ao foro privado dos indivíduos e famílias, dependente do trabalho voluntário ou dos rendimentos familiares dos diferentes segmentos sociais na aquisição de bens e serviços mercantis, restando ao Estado, preferencialmente, a responsabilidade no alívio da pobreza extrema.

     Iamamoto M. V. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social - Direitos Sociais e Competências profissionais
  • Também entendi que a uma inversão de conceitos em relação ao Mercado e ao Estado.

    Gab. Errado

  • entendo que a questão está incorreta pois não está referenciada ao neoliberalismo... pois as caracteristicas colocadas pela pergunta é neoliberal

  • Também concordo com vc, Djaneide Barbosa. Houve uma mistura!

  • Analisando a questão:

     

    A assertiva torna-se errada quando inverte os papéis do Estado e da sociedade. Quando o mercado é regulador das relações sociais, o bem-estar social tende a ser transferido para a SOCIEDADE, enquanto o alívio da pobreza extrema é de responsabilidade exclusiva do ESTADO.

     

    Conforme cita Iamamoto (2009):

    “A radicalização liberal em tempos de mundialização do capital reafirma o mercado como órgão regulador supremo das relações sociais e a prevalência do indivíduo produtor, impulsionando a competição e o individualismo e desarticulando formas de luta e negociação coletiva. Impulsiona-se uma intensa privatização e mercantilização da satisfação das necessidades sociais favorecendo a produção e circulação de mercadorias-capitalistas e sua realização. O bem-estar social tende a ser transferido ao foro privado dos indivíduos e famílias, dependente do trabalho voluntário ou dos rendimentos familiares dos diferentes segmentos sociais na aquisição de bens e serviços mercantis, restando ao Estado, preferencialmente, a responsabilidade no alívio da pobreza extrema.”

     

    Gabarito: Errado.