-
TINTAS PVA - USO INTERNO ( NÃO LAVÁVEL) .
TINTAS LATEX ( USO INTERNO E EXTERNO) .
PRINCIPAIS COMPONENTES SÃO GESSO, CARBONATO DE CÁLCIO E FILLER.
-
A definição "Seu componente principal é produzido a partir de rochas calcárias e dolomíticas, que apresentam baixo teor de óxidos de ferro e de alumínio" se refere à caiação.
-
A alternativa B esta correta?
Tem utilização básica em superfícies de quaisquer inclinações, internas ou externas, em que se deseja resistência aos raios solares, às intempéries e que estejam sujeitas a limpeza frequente.
Látex PVA
É uma tinta à base d’água e um dos mais comuns tipos de tinta a serem usados na pintura de paredes internas, para áreas secas e que não necessitem de manutenção constante. Possui acabamento fosco, pouca resistência ao sol, que costuma deixá-la desbotada e não é resistente à lavagem. Possui secagem rápida e baixíssimo. A tinta látex é econômica, indicada para paredes com acabamento em reboco, gesso ou massa corrida.
Fonte: https://www.pinheirotintas.com.br/tipos-de-tintas-e-suas-aplicacoes/
-
A alternativa B pode ser encontrada no Manual de Orientações Técnicas do Ministério da Educação: encurtador.com.br/yAI79
A princípio parece meio duvidosa, como questiona o Armando Sanchez, porém, de acordo com a NBR 15079-1/2019, há tinta látex fosca, econômica, standard, premium e super premium. As tintas látex standard, premium e super premium são indicadas para ambiente interior e/ou exterior.
Como a questão não restringiu qual era o tipo de tinta látex, deve-se considerar o caso geral.
Gabarito: D