SóProvas


ID
3964168
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O filtro aeróbio submerso é o processo de tratamento de esgoto que utiliza um meio de fixação dos microrganismos, imerso no reator, sendo o oxigênio necessário fornecido através de ar introduzido por meio de equipamento. O filtro aeróbio submerso é composto por duas câmaras, sendo uma de reação e outra de sedimentação. Considerando os detalhes construtivos do dispositivo de sedimentação do filtro aeróbio submerso, assinale a afirmação FALSA.

Alternativas
Comentários
  • NBR 13969

    O dispositivo de sedimentação pode ser substituído por meio filtrante similar ao utilizado no reator, porém com área específica do meio de pelo menos 150 m²/m³.

  • Nunca vi nenhuma literatura mencionar essa inclinação de 40º

  • 4.2.2.5 Dimensionamento do dispositivo de sedimentação

    Para o dimensionamento do dispositivo de sedimentação deve ser consultado o anexo C, referência bibliográfica nº 20, e atendido o disposto a seguir:

    (...)

    b) o ângulo de inclinação do dispositivo não deve ser superior a 40° em relação à horizontal;

    (...)

    d) a disposição dos sedimentadores deve ser de tal forma que facilite sua lavagem periódica.

    e) o dispositivo de sedimentação, como acima espe- cificado, pode ser substituído por meio filtrante simi- lar ao utilizado no reator, porém com área específica do meio de pelo menos 150 m2/m3. A espessura da camada filtrante deve ser de pelo menos 0,50 m, de- vendo permitir sua fácil lavagem/remoção, quando necessário.

    FONTE: ABNT. Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação. Rio de Janeiro, 1997, p. 09.