SóProvas


ID
396427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sabendo que as concepções de política social supõem uma perspectiva teórico-metodológica e relacionam-se com as perspectivas políticas e as visões sociais de mundo, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva funcionalista, os processos sociais são tratados como fatos sociais. Para conhecer esses fatos, o pesquisador deve, então, estudá-los de fora, como coisas exteriores, visto que, segundo essa orientação teórica, o objeto se sobrepõe ao sujeito.

Alternativas
Comentários
  • Corrente Positivista.

  • E. Durkheim  - Fato social

  • Segundo Antonio Carlos Gil...O funcionalismo é uma corrente das ciências humanas que enfatiza as relações e o ajustamento entre os diversos componentes de uma cultura ou sociedade, tem origem positivista. O raciocínio básico do funcionalismo é que , se os homens têm necessidades contínuas como uma consequência de sua composição biológica e psíquica, então essas necessidades básicas irão requerer formações sociais que satisfaçam efetivamente tais necessidades.  

  • (...) Émile Durkheim, em suas conhecidas Regras do método sociológico , inicialmente publicadas em 1895, de onde podemos inferir suas orientações metodológicas centrais, que são as principais expressões da perspectiva segundo a qual o objeto se sobrepões ao sujeito. (...) afirmando que “ o objetivo de toda ciência é descobrir, e toda descoberta desconcerta mais ou menos as opiniões formadas” (1987:XV). Até aí estamos inteiramente de acordo com o autor. Mas vejamos como ele propõe chegar a tais descobertas. Sua proposta metodológica é a de tratar os processos sociais como fatos sociais, ou seja, como coisas que não se equiparam à natureza, mas que devem ser analisadas a partir de procedimentos semelhantes. (...)O sujeito que pesquisa deve se colocar diante de seu objeto numa perspectiva de exterioridade, tal como os físicos, químico e biólogos (...).(p.27)

     

     

     

     

    Fonte: BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 9 ed. –São Paulo:Cortez, 2011. – (Biblioteca Básica de Serviço Social; v.2)