-
1º A Seguridade Social (Saúde + Assistência Social + Previdência Social) não se fundamenta exclusivamente no modelo Bismarckiano.
Previdência Social se fundamenta no Modelo Bismarckiano (Alemanha, final sex XIX) Pois tal modelo só cobre os riscos dos beneficiários que fizeram contribuição direta.
Saúde e Assistência Social se fundamentam no Modelo Beveridgeano (Inglaterra, após II GM) Pois tal modelo garante a proteção estatal ao cidadão contra os riscos em geral, nem necessidade de prévia contribuição.
2º Então a Seguridade Social não incorpora uma lógica social de direito NÃO CONTRIBUTIVO, uma vez que a Previdência Social (incluída na Seguridade Social) só funciona mediante contribuição.
CF, Art 201. A previdência social será organizada sob forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória (...).
-
A seguridade social brasileira é um sistema hibrido, orientado tanto pelo sistema de seguros sociais (influenciado pelo modelo de bismarck) quanto pela garantia de direitos sociais influenciado pelo plano de Beveridge "welfare state".
-
ERRADA.
A Previdência Social (Modelo bismarckiano), um dos pilares da Seguridade Social, é contributiva. Saúde e Assistência Social (as duas do Modelo beveridgeano) não são.
-
Errada, porque a saúde e a assistência, não seguem o modelo Bismarkiano, segue sim o modelo beveridgeano.
-
Sistema hibrido tanto o modelo Bismarkiano quanto o modelo beveridgeano
-
No Sistema Bismarckiano, pela primeira vez o Estado passa a ser responsável pela arrecadação de tributos para o financiamento da previdência social.
-
O modelo instituído por Von Bismarck , foi criado para enfraquecer movimentos socialistas que ganhavam apoio popular. O chanceler alemão institui um modelo para diversos sistemas, prevendo o custeio do estados nestes planos, criando seguros de doenças e invalidez por exemplo
Font: Alfacon
“Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará”.