SóProvas


ID
396439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à seguridade social e à previdência social brasileiras, julgue os itens seguintes.

Historicamente, nos países capitalistas, o acesso ao trabalho não constitui condição para garantir o direito à seguridade social, uma vez que esta é concebida como um direito universal.

Alternativas
Comentários
  • Historicamente, nos países capitalistas, o vínculo com o trabalho, principalmente formal, era condição para acessar a seguridade social, muitas vezes reduzida a seguro social, em que após prévia contribuição, o trabalhador teria acesso a algumas políticas, como previdência e saúde. Deste modo, uma parte da população ficava desprotegida já que o direito a seguridade social não era universal e reduzida a previdência, abrangendo somente, em alguns casos, certas categorias profissionais e trabalhadores formais urbanos, excluindo os desempregados, os informais e os trabalhadores rurais. É importante salientarmos que a seguridade social se constitui de forma bastante específica em cada país, considerando a sua formação social, econômica e política. No Brasil, apesar de ainda não ser executada conforme estabelecido no texto constitucional, o reconhecimento da seguridade social, composta pelas políticas de Saúde, Previdência Social e Assistência Social, consistiu num grande avanço para o país. Assim, apesar de expandir a proteção social também para aqueles que não possuem vínculo formal de emprego, amparar os idosos e deficientes e aqueles que necessitarem, a proteção social brasileira ainda não é universal, conjugando políticas universais (saúde), com outras seletivas (assistência social) e com seguro social (previdência social). Ainda, com o avanço da programática neoliberal e das contrarreformas que atingem todas as áreas na atualidade, sobretudo, aquelas relacionadas a políticas públicas, a universalização da seguridade social e sua implementação efetiva está longe de ocorrer.


    RESPOSTA: ERRADO
  • No caso brasileiro houve a questão da "cidadania regulada", em que o acesso aos serviços da previdência social eram apenas para os tranbalhadores com carteira de trabalho. Aos demais cidadãos restava a assistencia privada e a caridade.

  • Cada país teve seu modo de regular os direitos. Não pode como generalizar.

  • Cada país tem suas regras previdenciárias. Não se pode generalizar. 

  • Essa professora poderia resumir os comentários a no máximo 2 linhas. tem comentário dos colegas aqui que é muito melhor, vá direto ao ponto e pronto, concurseiro que não tem muito tempo precisa de praticidade.

  • A questão na verdade só pede o conhecimento se a seguridade social é universal ou não.

    sendo a Seguridade Social:

    Previdência- contributiva 
    Saúde- universal 
    Assistência Social- seletiva

  • Discordo do Sidney, posto que universalidade da seguridade social é presente na Assistência e Previdência (Não na saúde uma vez que essa já é garantida pela CF a todos, sem exceção).
    O que a questão avalia é se o candidato sabe que historicamente falando, já houve momentos em que a Seguridade Social foi exclusiva para trabalhadores. A resposta é simples: Sim, na maior parte do tempo ela foi exclusiva de trabalhadores.
    Só com a CF de 88 que a seguridade foi unificada por completo e determinado diretrizes de universalidade para ela, antes disso, muitos direitos hoje garantidos por ela, só eram devidos aos trabalhadores, e não para quem precisa ou contribui, como é hoje em dia.
    Abraço

  • ERRADA.

    Historicamente falando, a Seguridade Social nos países capitalistas só era assegurada às pessoas que tinham trabalho.

  • "Historicamente, nos países capitalistas". Só por esse trecho dá pra matar a questão. 1 - "Historicamente" - desde quando, uma vez que a história remete a tempos diversos?. 2 - "Nos países capitalistas" - quantos países capitalistas existem no mundo? temos que saber sobre a seguridade social de todos eles?

  • A questão esta errada somente pela palavra "historicamente". Quando ela aparece ele quer saber se desde seu surgimento se a seguridade social em paises capitalistas foi universal. Mesmo que voce  nao tenha conhecimento da historicidade da seguridade social em todos os países capitalistas do MUNDO, voce pode tirar pelo Brasil (país capitalista). A HISTÓRIA da segudidade social no nosso país não foi pautada na universalidade! Resumidamente, no seu surgimento, ela era registra  um seguimento dos trabalhadores formais. 

  • Pessoal um monte de gente falando besteira de historicamente, a questão não pede isso não ...

    Previdência- contributiva 

    Saúde- Universal 

    Assistência Social- seletiva

    nada mais ...

    Font: Alfacon

    Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também, isto é, vaidade e aflição de espírito. (Eclesiastes)