SóProvas


ID
396475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Com base na legislação que diz respeito a criança e o adolescente, julgue os itens subsequentes.

O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura os direitos trabalhistas e previdenciários aos adolescentes maiores de catorze anos de idade que exerçam atividade laboral na condição de aprendiz.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTO

    É exatamente a previsao do artigo 65 do ECA.

    "Ao adolescente aprendiz , maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários".
  • O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura os direitos trabalhistas e previdenciários aos adolescentes maiores de catorze anos de idade que exerçam atividade laboral na condição de aprendiz. - CERTA - o ECA trata do direito à profissionalização e à proteção no trabalho em seus arts. 60 a 69. O Estatuto traz regras especiais quanto ao trabalho do adolescente, determinando como possível somente àqueles com idade a partir dos 14 anos e na forma de aprendizagem, que é aquele trabalho voltado para o desenvolvimento técnico-profissional do adolescente. Apesar de ter características próprias, ao adolescente aprendiz a lei garante os direitos trabalhistas, bem como os previdenciários (art. 65, ECA).

    Boa sorte e bons estudos!

  • Somente acrescentando aos comentários dos colegas:

    - Adolescentes com idade ATÉ 14 anos, o estatuto (art. 64) prevê seja assegurado uma "bolsa de aprendizagem". No entanto, de acordo com a nova regra Constitucional, art. 7º, incivo XXXIII (com redação dada pela EC 20/98), é proibido qualquer trabalho aos menores de 16 anos, "salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos". Assim, qualquer trabalho, mesmo que seja rotulado como aprendiz, será proibida aos adolescentes menores de 14 anos.

    - Adolescentes com idade de 14 anos ou mais, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários (art. 65).
  • Eu Achei a questão Incompleta, pois somente diz que aos Adolescentes Maiores de 14 Anos...Isso pode ir até os Mil anos!

    Então Creio que ficou Vago e até por esse motivo errei,
    Se fosse no concurso teria entrado com Recurso.
  • Newton, se a questão trouxesse "pessoas maiores de catorze anos", concordaria com você. Mas como a assertiva diz "adolescentes maiores de catorze anos", ela limita a expressão, pois sabemos que só são adolescentes as pessoas com até 18 anos!
  • Newton, segundo o ECA é adolescente quem tem entre 12 e 18 anos, dessa forma não dá para ir até mil anos, vejamos:

     


    Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

     

     

     

    #pas

  • Gabarito:"Certo"

    ECA, Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

  • Certo, ECA -> Ao adolescente aprendiz , maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

    LoreDamasceno.

  • Esse "catorze" ai ficou pesado viu ... kkkk

  • Aos aprendizes maiores de 14 anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

    Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e   previdenciários.

    Gabarito: Certo