SóProvas


ID
396487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

No Brasil, em especial, os termos publicidade e propaganda são empregados como sinônimos, não havendo preceito legal que discipline o seu uso, que é distinguido apenas no âmbito teórico.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Realmente é isso que acontece. Não existe nenhum diploma que se utilize de um conceito legal que defina esses dois termos. Embora saibamos que publicidade é veiculação gratuita e propaganda tem catáter profissional, de veiculação paga.
  • Caro colega Klaus, acho que o conceito de publicidade e propaganda que você colocou estão invertidos, visto que a publicidade possui caráter comercial, de venda de um produto ou serviço; já a propaganda, tem um cunho mais conectado `a disseminação de idéias. Na verdade, ambas vendem algo. Uma vende um produto, serviço, etc. Já a outra vende um valor, uma idéia...
  • A confusão se dá porque os teóricos de Administração e da Comunicação conceituam os termos de forma diferenciada, mais por um problema de tradução do que propriamente por divergências conceituais. Acontece que o termo "Publicity" é utilizado no inglês para definir técnicas de Relações Públicas, geralmente mais associadas à gestão da imagem de uma empresa, o que estaria mais próximo da venda de ideias. Alguns tradutores de livros de Administração acabaram traduzindo "publicity" para "publicidade". Na verdade, o que conceituamos de publicidade é o que os americanos chamam de "advertising". Atualmente, porém, esta distorção parece estar resolvida e os novos livros de ambas as áreas já trazem os conceitos de forma correta, ou seja, traduzidos acertadamente.
    No cotidiano, esta discussão perde um pouco o sentido, pois os termos são utilizados como sinônimos, principalmente porque, na prática, ambos são utilizados: um produto não é vendido sem que se venda junto uma ideia, e não se vende uma ideia sem que ela se materialize em um "produto", que pode ser, por exemplo, um candidato ou partido político.
  • No Brasil, em especial, os termos publicidade e propaganda são empregados como sinônimos, não havendo preceito legal que discipline o seu uso, que é distinguido apenas no âmbito teórico.