-
Letra D.
O motivo é que os sindicatos iriam funcionar como órgãos do governo.
-
gabarito letra D
pelego era Termo utilizado para designar os líderes sindicais que defendem os interesses do Ministério do Trabalho, ou seja, que desempenham um papel de intermediário entre o governo e o sindicato. Em seu sentido próprio, pelego é a pele de carneiro colocada entre a sela e o lombo do cavalo para tornar a viagem do cavaleiro menos dura.
A existência do peleguismo no sindicalismo brasileiro vincula-se à subordinação dos sindicatos ao controle do Ministério do Trabalho, inscrita na legislação trabalhista.
bons estudos
-
Reconhecimento como órgão, mas a sindicalização não seria obrigatória
BORIS FASTO ( HISTORIA DO BRASIL. PAGINA 286 "POLITICA TRABALHISTA'' )
-
sindicatos vendidos, os famosos pelegos !!
-
COMPLETANDO O COMENTÁRIO DOS COLEGAS:
-CLT para “acalmar os movimentos sindicais” e com isso vincula os direitos trabalhistas à tutela do Estado, sindicatos pelegos- 1943. (o campo não tem CLT)
- Sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, os direitos civis e políticos praticamente desapareceram, subjugados pelo caráter ditatorial do regime; todavia, foi nesse contexto que os DIREITOS SOCIAIS GANHARAM RELEVÂNCIA, especialmente com o advento de ampla LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
- Devemos lembrar, porém, que até os direitos sociais tinham inspiração fascista, pois seguia o modelo do ditador Mussolini (Carta del Lavoro). Além disso, a implantação desses direitos também objetivava o controle social dos trabalhadores, por meio de sindicatos oficiais.