-
✅ Gabarito: D
✓ Alice é tão bonita quanto elegante.
➥ No comparativo de igualdade, o segundo termo da comparação é introduzido pelas palavras como, quanto ou quão. A ideia é de que Alice é bonita e elegante (em mesmo grau).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
GRAU COMPARATIVO
* IGUALDADE : O GAROTO É TÃO INTELIGENTE QUANTO SUA IRMÃ
*SUPERIORIDADE : O GAROTO E MAIS INTELIGENTE QUE SUA IRMÃ
*INFERIORIDADE : MENO ......QUE
G: D
-
No grau Comparativo é feito uma comparação ENTRE 02 ELEMENTOS, ou 02 qualidades DO MESMO ELEMENTO.
-
Gabarito: letra D
Adjetivo: qualifica, modaliza o ser.
CUIDADO: No aspecto semântico o adjetivo pode sofrer mudança de classe ou mudança de sentindo, dependendo da sua posição.
-
Dica para vc acertar essa joça:
I) Comparativos :
Tão quanto ou como = Igualdade
tão bonita quanto sua irmã
Mais + que ou do que = Superioridade
maios bonita do que ou que sua irmã
Menos + que ou do que = Inferioridade
menos bonita que ou do que sua irmã.
II) Superlativo :
Não tem de igualdade
Superioridade = mais + de
Inferioridade = Menos + de
-
questao facil,facil para quem estuda.
-
Grau comparativo pode comparar:
- Dois sujeitos e uma característica (adjetivo) ou
- Duas características e apenas um sujeito.
Para definir se é igualdade, inferioridade ou superioridade, sempre se tem como referencial o primeiro elemento (se ele é mais/melhor ou menos/pior ou tanto quanto/tão em relação ao segundo elemento):
ERRADO A) Maurício é mais pontual do que Cláudio. Há uma comparação entre dois sujeitos (Maurício e Cláudio). Pontual é o adjetivo que está sendo intensificado pelo "mais", demonstrando superioridade do primeiro elemento em relação ao segundo, portanto, grau comparativo de superioridade.
ERRADO B) Ângela é menor do que Marta. O primeiro elemento (Ângela) está sendo comparado com o segundo elemento (Marta). O uso do "menor" demonstra inferioridade do primeiro elemento em relação ao segundo, portanto, grau comparativo de inferioridade.
ERRADO C) Otávio é melhor do que seu irmão. Dois sujeitos sendo comparados (Otávio e seu irmão), no qual o primeiro elemento está em situação de superioridade (está "mais" ou "melhor" do que o segundo elemento), portanto, grau comparativo de superioridade.
CORRETA D) Alice é tão bonita quanto elegante. Não há comparação entre dois sujeitos, mas entre duas características de um mesmo sujeito. Não há um adjetivo sendo mais/melhor nem menos/pior do que o outro, mas o uso de "tão" ou "tanto quanto" demonstra igualdade entre os adjetivos, portanto, grau comparativo de igualdade.