O esquema preferencial PEP (Profilaxia pós-exposição ao HIV) é: Tenofovir (TDF) + Lamivudina (3TC) + Atazanavir/ritonavir (ATV/r) durante 28 dias.
Este esquema fica sendo o padronizado, mas em relação às outras drogas e associações coloque V (verdadeiro), F (falso) e assinale o item correto.
( ) O efavirenz é relativamente bem tolerado nos esquemas de tratamento, porém a aceitabilidade para usá-lo como PEP é limitada devido aos eventos neuropsiquiátricos precoces passíveis de ocorrer em pessoas não infectadas pelo HIV que comumente sofrem de ansiedade relacionada à exposição ao HIV.
( ) A nevirapina está formalmente contraindicada em esquemas de PEP para adultos e adolescentes devido ao risco de efeitos adversos graves, tal como hepatotoxicidade, já descritos na literatura entre adultos não infectados pelo HIV.
( ) Os mais recentes estudos com DRV/r e RAL como terceira droga na PEP evidenciaram boa tolerabilidade, mas os dados ainda são limitados e tais medicamentos continuam tendo uso restrito em esquemas de terapia antirretroviral de terceira linha no SUS, em função dos custos elevados.
( ) Nos casos em que o TDF não é tolerado ou é contraindicado, a combinação de AZT+3TC é recomendada como alternativa.
( ) Nos esquemas alternativos sem o ATV/r, recomenda-se como terceira droga o LPV/r ou AZT.