SóProvas


ID
397084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o desempenho da economia brasileira nos últimos anos, julgue os itens subsequentes.

Apesar do impacto da crise financeira internacional deflagrada em 2008, a economia brasileira sofreu pequena retração em 2009, seguida de forte expansão no ano de 2010, desempenho melhor que o obtido pelas economias de países desenvolvidos no mesmo período.

Alternativas
Comentários
  • O PIB do Brasil, em 2010, variou 7,5%. Os EUA, por exemplo, no mesmo ano, tiveram PIB de -0,5%.
  • Com a crise de 2009 o Brasil sofreu duplamente, primeiro pelo encarecimento das linhas de crédito internacionais que abastecem em parte o mercado nacional (algo como 1/3 de nosso crédito é captado no exterior), por outro lado somos grandes exportadores de commodities agropecuárias e minerais e assim vimos o valor destes bens e sua quantidade exportada diminuírem.Importante também é o impacto das expectativas sobre o mercado, provocando queda do consumo e dos investimentos. Somados os itens citados a economia nacional cresceu negativamente em ? 0,2% em 2009, ou seja, o PIB encolheu.
    Articulado com a ideia Keynesiana de intervenção anticíclica na economia, o governo Lula, aplica a Política Fiscal expansionista com elevação do gasto público, via obras do PAC e desoneração tributária, através do IPI...
  • Continuação:

    Somados a isto tivemos a Política Monetária ao reduzir a taxa de juros e de redesconto, permitindo maior liquidez na economia e assim maior consumo e investimento.
    A política combinada funcionou, ocasionando crescimento de 7,5% do PIB em 2010, embora com efeito colateral sobre a inflação, uma vez que a DA>AO, gerando assim inflação de demanda, fato este comprovado pelo índice de 5,91% (2010), portanto 1,41% ponto percentual acima do centro da meta de 4,5% e com tendência de aumento em 2011.
    Em 2011, a presidente Dilma reduz o crescimento para combater a inflação, através de uma política fiscal e monetária contracionista. Resultado: menor crescimento e tendência à convergência da inflação para o centro da meta.

    Fonte: Prof Alex Mendes. Site www.euvoupassar.com.br