SóProvas


ID
3970903
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A predominância local do tipo de abóbada celeste permite a aplicação de estratégias diferenciadas de aproveitamento de luz diurna em um recinto urbano. Para isso, a Comisión Internacional de Iluminación (CIE) baseada em medições de iluminância da abóbada celeste estabeleceu três tipos de distribuição de luminâncias no céu. A respeito dos tipos de distribuição de luminâncias, analisar os itens abaixo:


I. No modelo céu de brilho, apresenta-se uma distribuição de luminância não uniforme, os valores máximos de luminância se encontram nas proximidades do sol (circunsolar) e as mínimas (a parte mais escura do céu) se encontram a 90° da posição do sol.

II. No modelo céu nublado, mostra-se que a luminância varia com a elevação para zenit (o zenit possui luminância aproximadamente 3 vezes maior que o horizonte). Nesse tipo de céu, o processo de transferência da radiação solar através das nuvens produz luz branca por mistura de cores. Se a atmosfera estiver poluída, a aparência da cor é amarelada.

III. No modelo céu claro, representa-se um céu com valores constantes de iluminância em todas as direções, e sua distribuição de luminância é uniforme, a maior claridade se encontra na parte do céu mais próxima ao horizonte.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A", somente a assertiva II está correta, na assertiva I não achei nada referente ao céu de brilho, e na assertiva III acredito que o ponto de maior claridade não estaria próximo do horizonte.

  • os tipos de abóboda celeste são céu claro, céu encoberto e céu parcialmente encoberto ou intermediário

    A III daria pra descartar pois iluminância tem a ver com o fluxo luminoso incidente sobre uma área de superfície, tem nada a ver com nada!

  • Iluminação natural – Parte 2: Procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural. Projeto 02:135.02-002.

    Céu claro: Condição na qual dada a inexistência de nuvens e baixa nebulosidade, as reduzidas dimensões das partículas de água fazem com que apenas os baixos comprimentos de onda, ou seja a porção azul do espectro emerjam em direção à superfície da terra, conferindo a cor azul, característica do céu.

    Céu encoberto: Condição de céu na qual as nuvens preenchem toda a superfície da abóbada celeste.

    Este tipo de céu resulta da reflexão/refração da luz direta do sol, para todos os comprimentos de onda, em grandes partículas de água em suspensão na atmosfera. O resultado é uma abóbada cinza-claro, com a porção zenital apresentando uma luminância três vezes maior que a porção próxima à linha do horizonte. A luminância de um ponto qualquer da abóbada celeste é correlacionada com a luminância do zênite, dada em função da posição do ponto considerado em relação ao zênite.

    Céu parcialmente encoberto ou intermediário: Condição de céu na qual a luminância de um dado elemento será definida para uma dada posição do sol sob uma condição climática intermediária que ocorre entre os céus padronizados como céu claro e totalmente encoberto.

    LETRA A

  • só complementando o comentário da Mari, o projeto de Norma virou a NBR 15 215 - 4