-
Gab. A
A) Classificação Institucional > Reflete a estrutura de alocação dos créditos orçamentários e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.
B) Classificação Funcional > Segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que área” de ação governamental a despesa será realizada.
C) "Quanto à Natureza" > Segrega as dotações orçamentárias em categoria econômica e grupos de natureza da despesa.
D) "Quanto à Natureza" > Segrega as dotações orçamentárias em categoria econômica e elementos de natureza da despesa.
E) Despesas Extraorçamentárias > Identifica as saídas compensatórias no ativo e no passivo financeiro para cada categoria econômica.
-
A classificação institucional tem a finalidade de evidenciar as unidades administrativas responsáveis pela despesa e, é composta por: órgão e unidade orçamentária.
GABARITO:A
-
a - e - I - O - U
(I)nstitucional
(Ó)rgão orçament.
(U)nidade orçament.
Bons estudos.
-
De acordo com o Manual Técnico de Orçamento (MTO), a classificação institucional reflete as estruturas organizacional e administrativa e compreende dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária. Ela busca responder à seguinte indagação: "quem está realizando a despesa?"
Gabarito, portanto, é a alternativa A.
A alternativa B se refere à classificação funcional.
As alternativas C e D se referem à classificação por natureza da despesa.
A alternativa E não trata de nenhuma classificação específica: saídas compensatórias no ativo e no passivo financeiro são classificadas como desembolsos extraorçamentários.
Gabarito do Professor: Letra A.