SóProvas


ID
397189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O controle de qualidade proporciona melhorias aos processos nos aspectos econômicos, de eficiência, de produtividade e de qualidade. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Pode-se dizer que um processo que opera apenas com fontes aleatórias de variações está sob controle estatístico.

Alternativas
Comentários
  • No CEP identificamos dois tipos de causas de variação, as comuns e as especiais.

    As causas comuns são as chamadas fontes aleatórias. Podemos afirmar que é estatisticamente 'impossível' produzir x peças com exatamente a mesma espessura (ou outra característica observada.....). Sempre haverá uma pequena variação inerente a cada processo. Eliminar essas causas comuns é impossível, e reduzí-las geralmente exige um investimento alto, o que torna-se inviável!

    As causas especiais são eventos pontuais e que são facilmente identificados, por exemplo, uma ferramenta que está desgastada, um setup mal realizado, um lote de matéria prima fora dos padrões exigidos, podem gerar uma série de produtos fora dos limites. Esses problemas devem ser resolvidos imediatamente, e são responsabilidade do próprio operador.

    Logo, um processo que possui somente causas comuns está sob controle estatístico!
  • As causas comuns são aleatórias e inevitáveis, e quando o processo apresenta somente causas de variação comuns, as variáveis do processo seguem uma distribuição normal. 

    As causa especiais são ocasionadas por motivos claramente identificáveis e que podem ser eliminados. A causa especiai alteram o parâmetro do processo, média e desvio padrão.

    Martins e Laugeni (2006)

    Resp. (x) Certo
  • Acredito que essa seja uma situação hipotética, mas em teoria pode acontecer.