SóProvas


ID
3972010
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O instrumento contábil elaborado com a finalidade de apresentar todas as contas, com seus respectivos saldos, em termos monetários, sejam devedores ou credores, é o

Alternativas
Comentários
  • O instrumento contábil elaborado coma finalidade de apresentar todas as contas como pede a questão é aprentado em duas colunas, uma de saldo devedor e a outra de saldo credor, sendo ele o balancete de verificação que é o instrumento contábil elaborado com a finalidade de apresentar todas as contas, com seus respectivos saldos, em termos monetários, sejam devedores ou credores.

    letra B

  • balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores).

    Através do balancete é possível chegar a vários resultados importantes para a Contabilidade de uma empresa num dado período de tempo, bem como elaborar outros demonstrativos contábeis importantes, como por exemplo, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial (BP).

    É a relação de Contas extraídas do livro Razão (razonetes) da empresa, ou seja, é o conjunto de todas as contas (patrimonias e de resultado) dos razonetes com seus respectivos saldos finais. O saldo de cada conta é representado de acordo com sua natureza (devedora ou credora), e não apenas de acordo com o grupo a que pertence.

    Ou seja, para elaborar um balancete, cada Conta será transferida do razonete para ele, com seu respectivo saldo. Assim, se a Conta no razonete apontar saldo final devedor (lado esquerdo), este saldo será transportado para a coluna do saldo devedor do balancete. Se a Conta apresentar no razonete saldo final credor (lado direito), este saldo será transportado para a coluna do saldo credor do balancete.

    Importante: a soma dos saldos devedores deve ser igual à soma dos saldos credores. Se houver desigualdade, é sinal de que há erros na Contabilidade da empresa.

    Há várias maneiras de se apresentar um Balancete de Verificação. Em todos eles deve existir o cabeçalho onde se indica o nome da empresa e a data do balancete. É possível representá- lo com os saldos iniciais de cada conta (devedor ou credor) e com os respectivos movimentos no período (débitos e créditos), ou simplesmente com os saldos finais das contas (devedor ou credor). Este último caso é o mais comum e também o mais prático.

  • É uma demonstração contábil que é elaborada para verificar o fiel cumprimento do método das partidas dobradas. Verifica se o total de crédito é igual ao total de débito.

  • Errei por falta de atenção. O balanço patrimonial(que foi a opção que marquei) não é elaborado com a finalidade de apresentar todas as contas, mas apenas as contas patrimoniais. Neles não aparecem as contas de resultado.

  • O instrumento contábil elaborado com a finalidade de apresentar todas as contas, com seus respectivos saldos, em termos monetários, sejam devedores ou credores, é o:

    Balancete de verificação.

    O segredo estava em ler esse pedacinho ali!

    espero ter ajudado!

  • É possível ter balancete de verificação com no mínimo duas e no máximo oito colunas.

  • BALANCETE DE VERIFICAÇÃO CONTAS = PATRIMONIAIS E DE RESULTADO

    BALANÇO PATRIMONIAL = CONTAS PATRIMONIAIS SEM CONTAS DE RESULTADO.

  • Gabarito B.

    RESUMÃO MAROTO DE BALANCETE DE VERIFICAÇÃO:

    1) Facultativo

    2) Principal função é analisar se o método das partidas dobradas foi respeitado

    => É IMPRESCINDÍVEL para verificar se o método foi respeitado.

    3) Não consegue identificar todos os erros

    4) Se for usado para demonstrações contábeis externas, é obrigatória a assinatura de contador habilitado

    5) Possui um mínimo de 2 colunas (menos detalhes) até 8 colunas (mais detalhes)

    6) Apuração de TODAS as contas, sejam patrimoniais ou de resultado <==== RESPOSTA DA QUESTÃO!

    7) Obtém informações do livro RAZÃO

    8) É facultativo pois não há legislação que o obrigue. A portaria que o obrigava antigamente foi REVOGADA.

    9) É essencialmente INTERNO e GERENCIAL, mas nada impede que possa ser usado externamente.

    10) É normalmente realizado MENSALMENTE, mas nada impede que seja feito diariamente, mensalmente, anualmente, etc.

    11) O Saldo INICIAL evidenciado nas colunas de informação pode ter como sinônimo "saldo existente nas rubricas contábeis no FINAL do período anterior"

    12) Não é uma DEMONSTRAÇÃO contábil mas sim um DEMONSTRATIVO contábil.

    13) Não precisa ser divulgado (não precisar não significa ser proibido).

    14) O Balancete de verificação ABERTO (ainda não apurado) apresenta TODAS as contas

    15) O Balancete de verificação FECHADO (apurado) apresenta SOMENTE as contas PATRIMONIAIS.

    Fonte: Meus resumos baseado nas aulas do prof. Claudio Zorzo e Gabriel Rabelo.

    Bons estudos.