SóProvas


ID
3972307
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Conforme DALGALARRONDO, em relação às ideias prevalentes ou sobrevaloradas, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Na dismorfofobia, o paciente pode acreditar que uma parte de seu corpo é disforme e incômoda.

( ) Na apotemnofilia, o paciente pode acreditar que uma parte de seu corpo não lhe pertence e que teria que ser removida para que ele se sentisse confortável.

( ) Na hipocondria, o paciente tem uma forte sensação de que está sendo perseguido.

Alternativas
Comentários
  • As ideias prevalentes são convicções obstinadas que ocupam a mente pela maior parte do tempo, em detrimento de outros pensamentos. Podem fazer parte da psicologia normal ou assumir caráter patológico. Tais ideias são carregadas afetivamente e egossintõnicas, ou seja, compatíveis com os valores éticos e morais dos indivíduos.

    Contemplando o conceito de continuum em psiquiatria, estariam situadas no meio do espectro entre as ideias obsessivas (egodistônicas e com insight fortemente presente) e as ideias delirantes (sem insight).

    A catatimia é a influência que o estado psíquico do indivíduo exerce sobre suas funções psíquicas. Por exemplo, tendemos a prestar mais atenção em algo que nos traz emoções ou afetos positivos. Se estamos experimentando algo prazeroso, a vivência do tempo de altera, parece que o "tempo passa voando". Se experimentamos um estimulo relevante, este tem maiores chances de ser memorizado.

    As ideias de referência são distorções cognitivas (na forma de perceber e interpretar os fatos) que levam a pessoa a crer que os eventos que acontecem ao seu redor lhe dizem respeito, geralmente de forma negativa. Por exemplo, um carro preto passou na minha rua exatamente na hora em que fui à janela. Isso só pode ser um sinal de que alguém quer me matar.