SóProvas


ID
3972631
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Águas de Santa Bárbara - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um estudo publicado na revista Psicologia: Ciência e Profissão (jan/mar. 2017, v. 37, n°1, p. 78-89) apresenta informações a respeito de fatores que foram importantes para a entrada do psicólogo nos serviços públicos de saúde, especialmente a partir da década de 1980, com a implantação de uma política específica de desinstitucionalização e de ampliação da rede de serviços substitutivos de saúde mental. Assinale a alternativa que não apresenta um dos fatores relatados no referido estudo.

Alternativas
Comentários
  • a) O contexto das politicas públicas de saúde do final dos anos 1970 e em toda a década de 1980, particularmente a repercussão no setor de recursos humanos; b) A diminuição de busca aos consultórios de Psicologia por parte da população causada por seu empobrecimento a partir dos anos de 1980 c) O movimento da própria categoria com o objetivo de redefinir a função social da Psicologia na sociedade; d) A difusão da psicanálise e a psicologização da sociedade (CANTELI; ARPINI, 2017).

  • A década de 80 no Brasil, com o declínio da ditatura e início da Redemocratização, ficou conhecida como "A DÉCADA PERDIDA" por conta dos altos índices de endividamento do período da ditadura, a inflação também muito alta e a estagnação do crescimento econômico. Os únicos no Brasil a ter condições econômicas de "pagar a conta do analista" eram os mais abastados. (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/os-anos-80-no-brasil-aspectos-politicos-economicos.htm)

    A alternativa B vai de encontro a isso, afirmando sobre a (falsa) difusão da psicologia com aumento das buscas por consultórios para atendimento.