SóProvas


ID
3975361
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As artérias dos membros superiores são supridas por nervos simpáticos. Fibras pós-ganglionares dos gânglios simpáticos entram em nervos que formam o plexo braquial e são distribuídas para as artérias digitais através de ramos originados do plexo. Quando acometidas, as artérias podem apresentar crises intermitentes de isquemia dos dedos caracterizada por cianose e não raro acompanhadas por parestesias e dor, que costumam ser causadas pelo frio e estímulos emocionais. O distúrbio pode resultar de uma anormalidade anatômica ou de uma doença de base. Quando a causa do distúrbio é de origem idiopática ou primária, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Raynaud é o vasoespasmo de partes da mão em resposta ao frio ou estresse emocional, acarretando desconforto reversível ou alterações da cor (palidez, cianose, eritema ou a combinação dessas alterações) em um ou mais dedos. Ocasionalmente, ocorre o comprometimento de outras partes acrais (p. ex., nariz e língua). O distúrbio pode ser primário ou secundário. O diagnóstico é clínico e os exames subsidiários devem dar ênfase à distinção entre doença primária ou secundária. O tratamento dos casos sem complicações abrange a orientação para evitar frio, biorretroalimentação, interrupção do tabagismo e, se necessário, vasodilatadores, como bloqueadores dos canais de cálcio (como nifedipino) ou prazosina.

    A prevalência geral é cerca de 3 a 5%; as mulheres são mais afetadas do que os homens, e pessoas mais jovens são mais afetadas do que pessoas mais velhas. Provavelmente, a síndrome de Raynaud decorre da exacerbação da resposta alfa-2-adrenérgica que deflagra vasoespasmo; no entanto, o mecanismo não está definido.

    síndrome de Raynaud primária é muito mais comum (> 80% dos casos) que a secundária, ocorrendo sem sintomas ou sinais de outras enfermidades. Nos 20% dos indivíduos restantes com síndrome de Raynaud, uma doença de base (p. ex., esclerodermia) estará evidente na apresentação inicial ou será diagnosticada no seguimento.

    síndrome de Raynaud secundária acompanha várias doenças e condições, principalmente as doenças do tecido conjuntivo ( ).

    Geralmente, nicotina contribui para a síndrome de Raynaud secundária, mas com frequência é negligenciada. A síndrome pode acompanhar enxaqueca, angina variante e hipertensão pulmonar, sugerindo que tais enfermidades compartilham um mecanismo vasoespástico comum.

  • A contratura de Volkmann foi descrita no século XIX em decorrência de uso de imobilização muito apertadas no membro superior, onde a isquemia e necrose muscular determinariam contraturas articulares definidas e perda da função. Atualmente ela é rara e ocorre mais frequentemente na fratura condilar do úmero, resultando em lesão ou oclusão da artéria braquial com isquemia aguda dos músculos do antebraço. Pode ser causada também, pela lesão da artéria braquial, uso inadequado de torniquete, imobilização inadequada ou síndrome compartimental.

    A contratura do compartimento flexor puxa os dedos em flexão e o punho em flexão e pronação, entretanto, a extensão ativa dos dedos é possível quando o punho é passivamente fletido, indicando que a contratura é no antebraço. Pode ocorrer concomitante a lesão do nervo mediano.

    A contratura Isquêmica de Volkmann é uma contratura permanente de flexão da mão sobre o punho resultando em uma deformidade em forma de garra da mão e dos dedos