SóProvas


ID
3975418
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O hemograma é um exame que utiliza o sangue venoso para uma avaliação dos parâmetros hematológicos. Adquirir conhecimentos sobre a origem do sangue, o domínio das etapas da hematopoiese e das alterações fisiológicas que ocorrem no organismo pode auxiliar o profissional de saúde a interpretar com mais facilidade os resultados obtidos em um hemograma.
(Fonte: Alvarenga, F. Q., 2020. Adaptado)

Sobre o hemograma, foram feitas algumas afirmações relacionadas às possíveis alterações hematológicas e suas correlações clínicas. Analise-as e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Microcitose, anisocitose, poiquilocitose (incluindo células elípticas e alongadas) e graus variáveis de hipocromia geralmente estão associados às anemias por deficiência de ferro.
( ) Eosinopenia é uma alteração hematológica encontrada em várias doenças alérgicas, parasitárias e imunológicas, importante dado para o diagnóstico de diversas doenças sistêmicas.
( ) VCM elevado com predomínio de macro-ovalócitos, graus extremos de anisocitose e poiquilocitose e pancitopenia associam-se com achados laboratoriais da anemia megaloblástica.
( ) Leucocitose linfocítica persistente e desvio à esquerda (predomínio de bastonetes) correspondem a um padrão característico de alterações hematológicas e da resposta às infeções bacterianas.

A sequência correta de classificação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • EosinoFILia é uma alteração hematológica encontrada em várias doenças alérgicas, parasitárias e imunológicas, importante dado para o diagnóstico de diversas doenças sistêmicas

    Leucocitose linfocítica persistente e desvio à esquerda (predomínio de bastonetes) correspondem a um padrão característico de alterações hematológicas e da resposta às infeções VIRAIS

    nas bacterianas há neutrofilia e linfopenia