SóProvas


ID
3976564
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Cubana é um dos episódios mais marcantes do século XX: aconteceu em um país pequeno, vivendo sob a ditadura de Fulgêncio Batista e sob influência imperialista dos EUA, então uma superpotência. O êxito das ações dos guerrilheiros impactou a América Latina, uma região marcada pelo subdesenvolvimento e pela pobreza de grandes contingentes populacionais. Sobre a Revolução Cubana e seus desdobramentos, assinale a afirmação CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB:

    A-O governo cubano, inicialmente, pode ser caracterizado como nacionalista e progressista, tornando-se socialista apenas à medida que os EUA agiram para desestabilizá-lo, o que o fez aproximar-se da União Soviética.

  • Obrigado nerdcast sobre revolução cubana kkkkkkkk

  • Revolução Cubana foi um processo revolucionário que aconteceu em Cuba, uma ilha localizada no Caribe, em 1959. Esse processo foi conduzido por um movimento guerrilheiro que atuava de uma região remota da ilha chamada Sierra Maestra e teve como lideranças Fidel Castro e . Os guerrilheiros cubanos que a princípio conduziam um movimento revolucionário nacionalista, foram os responsáveis por derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista.

    Fonte. https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-cubana.htm

  • Gabarito Letra A:

    B) está errada porque: várias tendências políticas de esquerda foram simpáticas e solidárias com Cuba, desde Salvador Allende (Partido Socialista chileno) aos militantes da luta armada em todo continente.

    C) está errada porque: Cuba não ficou isolada dos outros países. Ainda sob o governo constitucional de Goulart (PTB), no Brasil, o presidente se negou a aderir ao embargo à Cuba. Além, como já dito, receber apoio de vários setores da esquerda latino-americana.

    D) está errada porque: ainda que a Ditadura de Batista já estivesse bastante desgastada, a guerrilha de Fidel não estava bem estruturada, na verdade quase foi completamente esfacelada ao desembarcar na Ilha. A despeito de simpatias, ou não pelo regime, quando da revolução de 1959, Cuba teve avanços sociais e de cidadania consideráveis.

    E) está errada porque: esse é um erro comum, as pessoas geralmente pesam que a URSS estimulava a revolução no mundo inteiro, isso é FALSO. Desde o VI Congresso da Internacional Comunista (IC) e ascensão de Stálin, o Partido Comunista da URSS passou a defender que os países "Coloniais" ou "Semi-Coloniais" deveriam se dedicar a "eliminação dos resquícios feudais" em seus países. Isso só seria realizado por uma revolução "burguesa" ou "nacional democrática". Em Cuba as Ideias da URSS eram vocalizadas pelo Partido Socialista Popular (nome do partido comunista), que eram frontalmente contra os ideais dos revolucionários de Fidel Castro. Cuba adere ao socialismo em 1961, após diversas agressões dos EUA. Por este motivo, os cubanos passaram a se aproximarem da URSS na medida que os EUA iam construindo o embargo econômico.