A questão versa sobre a gestão de conflitos nas organizações. As alternativas da questão apresentam algumas técnicas de resolução de conflitos e para descobrirmos qual delas está relacionada ao que foi apresentado no enunciado, vamos analisar cada uma das técnicas abaixo.
A – correta. No caso da técnica conhecida por evasão, os atores do conflito simplesmente ignoram a sua existência. Como a questão mencionou, essa técnica pode ser utilizada em situações em que há pouca ou nenhuma chance de ganhar, quando se acha que o problema vai sumir com o tempo e se tem a chance de vencer pela demora. Todavia, é preciso que se tenha em mente que este tipo de comportamento não traz uma solução eficaz, além de fazer com que o conflito acabe se agravando ainda mais, exigindo por isso outros tipos de técnicas para sua gestão.
B – incorreta. A colaboração é conhecida por ser a técnica mais recomendada para gerir conflitos. Envolve a intervenção de um terceiro para atuar na conversão das posições inflexíveis dos protagonistas do conflito em interesses vantajosos para ambas as partes.
C – incorreta. A assertividade é uma das dimensões do comportamento na gestão de conflitos, não uma técnica. Assertividade pode ser entendida como a extensão em que cada indivíduo busca satisfazer seus próprios interesses. Já a segunda dimensão, cooperação, é responsável por medir a extensão da busca pelo indivíduo em satisfazer os interesses alheios. A partir desse comportamento, bidimensional, será possível definir quais métodos podem ser usados para gerir determinado conflito.
D – incorreta. A concessão implica na abdicação de algo de valor por cada uma das partes. Nesta técnica o conflito só pode ser solucionado se as partes abrirem mão de algo.
E – incorreta. A suavização, ou amenização, é uma técnica que almeja reduzir as diferenças entre as partes envolvidas no conflito, dando ênfase não ao conflito, mas aos interesses comuns das partes. Neste caso, o problema recebe um tratamento superficial ou é, até mesmo, ignorado.
Após analisar as assertivas, notamos que a que está mais de acordo com o que foi apresentado no enunciado da questões é a letra "A". Porém, creio que a definição em si foi demasiadamente simplificada, o que ensejaria um recurso pedindo a anulação da mesma à época da realização do concurso. De todo modo, dá para extrair a essência da técnica supracitada.
GABARITO: A
Fontes:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
Revista de Administração do Unifatea, v. 14, n. 14, p. 6-219, jan./jun., 2017.