SóProvas


ID
3977221
Banca
IBFC
Órgão
FSA-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No intuito de estimular a interação entre governo e sociedade, surge a cooperação entre entidades públicas e privadas, e entre as próprias entidades públicas. A solidariedade e a união para alcançar um bem comum que beneficie a todos é a ferramenta para se chegar à satisfação geral. Essa é uma das razões de existir da cooperação.

Sobre o tipo de documento a que se refere o enunciado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Convênio é um documento ??

  • Convênio é acordo, mas não é contrato. No contrato as partes têm interesses diversos e opostos; no convênio os partícipes têm interesses comuns e coincidentes.

  • O elemento essencial fornecido pelo enunciado da questão consiste na ideia de cooperação, seja entre entidades públicas e privadas, seja apenas entre as entidades públicas.

    Referida característica é própria dos denominados convênios, espécie de ajuste em que os partícipes possuem objetivos comuns, o que os diferencia dos contratos, nos quais há interesses contrapostos.

    Neste sentido, por exemplo, confiram-se as seguintes lições doutrinárias expostas por Maria Sylvia Di Pietro:

    "(...)no contrato, os interesses são opostos e contraditórios, enquanto no convênio são recíprocos; por exemplo, em um contrato de compra e venda, o vendedor quer alienar o bem para receber o melhor preço e o comprador quer adquirir o bem pagando o menor preço; no convênio, também chamado de ato coletivo, todos os participantes querem a mesma coisa;

    (...)

    no convênio, os partícipes objetivam a obtenção de um resultado comum, ou seja, um estudo, um ato jurídico, um projeto, uma obra, um serviço técnico, uma invenção etc., que serão usufruídos por todos os partícipes, o que não ocorre no contrato;"

    Refira-se, ainda, que "acordos" e "ajustes" são expressões genéricas, que não possuem disciplina específica no ordenamento jurídico pátrio, a exemplo do que ocorre nos convênios, os quais possuem tratamento legislativo próprio, consoante CRFB, art. 241, art. 116 da Lei 8.666/93 e Decreto 6.170/2007, principalmente.

    À luz destas considerações, pode-se confirmar como correta apenas a letra C.


    Gabarito do professor: C

    Referências Bibliográficas:

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 349/350.

  • Os contratos e convênios são dois documentos oficiais utilizados pela administração pública para viabilizar determinados projetos.

    O contrato é justamente o ajuste firmado entre a administração pública e a empresa que vence a licitação. Sua finalidade é a de criar obrigações e direitos recíprocos entre as partes que firmam o contrato, estabelecendo os termos que devem ser cumpridos.

    Existe a contratação onde geralmente um particular é pago para realizar um determinado objetivo desejado pela administração pública.

    Já o convênio, é um acordo firmado entre um ente da administração pública de qualquer espécie. Seja com outro órgão público ou uma entidade particular, para a realização de objetivos em comum de ambos os partícipes.

    Todos os seus participantes que assinam o ajuste estão em busca de um objetivo comum e coincidente.

    Ou seja, os partícipes possuem exatamente as mesmas pretensões.

    Mais diferenças:

    • Os contratos são firmados ao fim de um processo licitatório, enquanto que os convênios administrativos não exigem a realização de uma licitação pública para ser firmada.
    • Os contratos exigem a obrigatoriedade pela permanência da pactuação entre as partes do contrato até o fim do tempo do ajuste ou cumprimento dos interesses estabelecidos.
    • Isso já não ocorre entre os partícipes de um convênio, que não são obrigados a permanecerem pactuados ao acordo assinado.

    Fonte: https://www.rcc.com.br/blog/

  • contrato 

    • ajuste firmado 
    • obrigações e direitos recíprocos 
    • termos -> cumpridos.

    convênio

    • acordo firmado 
    • objetivos em comum 
    • em busca de um objetivo comum e coincidente

    Alternativa C)