SóProvas


ID
397822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação aos fatores etiológicos primários e determinantes da cárie, doença infecciosa multifatorial que afeta os tecidos mineralizados dentários, julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria ecológica do biofilme dental, o desenvolvimento da cárie deve-se à mudança ambiental que, ocorrida na placa dental, provoca o desequilíbrio da microbiota residente, o que favorece a proliferação de espécies gram- negativas.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está ao afirmar que FAVORECE A PROLIFERAÇÂO DE GRAM NEGATIVAS, porque a teoria ecológica do biofilme explica que há favorecimento das bactérias cariogênicas ( S mutans, S sobrinus, Lactobacilos) que são GRAM POSITIVAS.


    Fonte:
    Em 1994, Marsh atribuiu a cárie à uma quebra na homeostasia da microbiota bucal induzida pela presença de carboidratos, favorecendo a predominância de bactérias CARIOGÊNICAS, uma vez que somente algumas espécies são capazes de se desenvolver frente a mudanças nas condições ambientais.(teoria da placa ecológica)
  • As alterações na placa são decorrentes de fatores externos a ela, que levam ao desequilíbrio e alteração da microbiota.

    "fatores que interfiram no sistema imune, no acúmulo de placa dental e ou que promovam uma dieta inadequada (pobre
    em fibras, com alta freqüência de consumo de açúcares fermentáveis), podem promover o desequilíbrio microbiano da placa dental e redução da proporção de microrganismos comensais. Esta condição de desequilíbrio está associadao ao aumento em proporção dos microrganismos patogênicos oportunistas envolvidos na patogenia da cárie dental ou em doenças periodontais. Assim condições que favoreçam microrganismos capazes de proliferar em baixos pHs (por exemplo: estreptococcus do grupo mutans e lactobacilos) estão associados à desmineralização progressiva dos dentes, e conseqüente desenvolvimento de lesões de cárie."

    em Aspectos microbiológicos da placa dental
    Área de Microbiologia e Imunologia
    FOP-UNICAMP