O triptofano é um aminoácido aromático essencial, tanto para homens como animais. Sua essencialidade não se restringe apenas á sua contribuição no crescimento normal e síntese protéica, mais também na regulação de importantes mecanismos fisiológicos, entre as suas diversas funções temos: precursor do neurotransmissor 5-HT, e sua influencia no sono, comportamento, fadiga entre outros (7).
Mecanismo da fadiga central durante o exercício
Durante exercícios sustentados pode ocorrer um aumento nos níveis de 5-HT cerebral em decorrência de uma maior utilização de aminoácidos da cadeia ramificada (ACR) pelo músculo esquelético e por uma elevação na concentração de ácidos graxos livres (AGL), no qual estes deslocam o TRP de seus locais de ligação com a disponibilidade de triptofano livre (TRPL) (3). O sinergismo entre deslocamento da parcela livre, mediada por AGL, e menor competição, mediada pela redução plasmática dos ACR, tem como conseqüência maior produção de serotonina cerebral e desencadeamento de fadiga central precoce (7).
Fadiga Periférica
A fadiga periférica deve-se a uma falha ou limitação de um ou mais processos na unidade motora, isto é, nos neurônios motores, nervos periféricos, nas ligações neuromusculares ou fibras musculares.