A questão em análise nos questiona sobre o postulado de Katz em relação às habilidades gerenciais. Vamos analisar o que está envolvido nessas habilidades e em seguida vamos à procura da alternativa que esteja de acordo com seus preceitos.
Robert Katz é um dos principais nomes no que diz respeito aos estudos das habilidades gerenciais, responsável por retomar e aprofundar as ideias de Henri Fayol. Ele, Katz, dividiu as habilidades gerenciais em três categorias, como apresenta Maximiano (2018), São elas:
◼ Habilidade técnica: é a habilidade intimamente relacionada com a atividade específica do gerente. Estão relacionados às habilidades técnicas os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das atividades que estão no campo da sua área especializada do gestor.
◼ Habilidade humana: é a área que envolve a compreensão das pessoas e das suas necessidades, interesses e atitudes. Tem a ver com a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas.
◼ Habilidade conceitual: é a habilidade que envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e usar, a partir disso, o intelecto para formular estratégias. A criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são representações da habilidade conceitual.
Segundo Katz, conforme o indivíduo sobe na hierarquia, a importância da habilidade técnica diminui, ao passo que a habilidade conceitual se torna mais importante.
Feita essa apresentação sobre o assunto, vamos ver qual das alternativas apresenta as habilidades propostas por Katz.
A - CORRETA. As habilidades gerenciais essenciais ao administrador são a técnica, a humana e a conceitual.
Após analisar as alternativas com base no que foi apresentado acima, não há duvidas de que a alternativa a ser assinalada como correta é a "A". Dada tamanha objetividade dessa alternativa, analisar as demais não se torna necessário.
GABARITO: A
Fonte:
KATZ, R. L. (1995). Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 33-42, Jan./Feb.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.