SóProvas


ID
3979810
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A consolidação do tratamento da administração como algo que pode ser analisado, estruturado e aprimorado; foco do aprimoramento profissional dos trabalhadores; estudos direcionados da base para o topo da pirâmide organizacional. Essas informações são evoluções decorrentes das contribuições da

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    A Teoria da Administração Científica é a teoria que passou a ver a administração como uma ciência e por isso pode ser analisada, estruturada, aprimorada etc.

  • Gab_ C

    Teoria da Adm cientifica(TAYLOR), voltou seus estudos para TAREFA, fazendo-os de BAIXO para CIMA

    Teoria classica (FAYOL), Voltou seus estudos para Estrutura e organização, fazendo-os de CIMA para BAIXO

  • A questão trouxe características de uma teoria da administração, tais como: administração como ciência, olhar de baixo para cima e foco nas tarefas dos operários e pediu para associarmos à teoria a que se refere.

    A) Teoria das Relações Humanas.

    INCORRETA. Surgiu nos EUA com os estudos de Elton Mayo e em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne que concluiu que a produtividade tem influência nas relações sociais que existe entre os operários. Como possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal. O homem social é a concepção humana utilizada nessa organização.

    B) Teoria Clássica.

    INCORRETA. Teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções administrativas que compõe o processo administrativa quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar) que no futuro foram adequadas em (Planejamento, Organização, Direção e Controle) pela Teoria Neoclássica. Além de criar as 6 funções da empresa e os 14 princípios gerais da administração. Conceitos como: centralização, unidade de comando, organização formal, sistema fechado são típicos das teorias dessa abordagem, assim como o conceito de homem econômico.

    C) Teoria da Administração Científica.

    CORRETA. Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”.

    D) Teoria Neoclássica.

    INCORRETA. Peter Drucker foi o seu maior expoente. Reformulou muitos conceitos utilizados na abordagem clássica, sobretudo na teoria de Fayol. Com ênfase mais eclética (pessoas, estrutura e tarefas), focou nos objetivos organizacionais e introduziu a Administração por Objetivos (APO). As funções administrativas modernas também resultaram dessa teoria. O conceito humano dessa teoria é o homem organizacional.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA C

  • É possível encontrar textos referindo Administração Cientifica e Clássica como sendo uma só Teoria. o Fato é que as duas teorias se complementam tendo o foco a mecanização do trabalho e os comportamentos moldados as diretrizes estabelecidas.

    Essa questão quer saber se temos noção das diferenças entre duas abordagens:

    A administração Cientifica tinha como priori a ênfase nas tarefas, a Teoria Clássica enfatiza a estrutura organizacional, constituindo uma pirâmide inversa a forma piramidal da administração cientifica sendo de cima para baixo (organização => departamentos).

    A abordagem clássica surgiu no despontar da revolução industrial com a explosão desenfreada e desorganizada de abertura de novas empresas, foi necessário uma abordagem que relatasse as questões empresariais sem improvisos e com uma visão mais científica.

    fonte: administradores.com.br