SóProvas


ID
3979837
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As Teorias Sistêmica e Contingencial da Administração são importantes à medida que explicam as organizações como sistemas abertos, que estão em constante interação com o ambiente externo. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A Teoria Sistêmica é multidisciplinar, apresentando conceitos e técnicas de diversas áreas do conhecimento, como economia, psicologia e pesquisa operacional.
( ) A Teoria Contingencial enfatiza o absolutismo nas organizações, embasada nas estruturas internas e externas, em busca da eficácia nas decisões.
( ) A Teoria Sistêmica destaca que tudo é relativo nas organizações e nas teorias administrativas, que tudo depende das variáveis ambientais.
( ) A Teoria Contingencial originou-se a partir de pesquisas com a finalidade de verificar os modelos de estruturas mais eficazes para determinados tipos de empresa.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre duas das diversas teorias administrativas: Sistêmica e Contingencial.

    (VERDADEIRA) "A Teoria Sistêmica é multidisciplinar, apresentando conceitos e técnicas de diversas áreas do conhecimento, como economia, psicologia e pesquisa operacional. "

    ➡ A teoria dos sistemas tem como características as seguintes: abordagem dinâmica, multidimensionalidade, probabilística, multidisciplinaridade, entre outras.

    De acordo com Chiavenato (2014, pág 480), "a Teoria de Sistemas é uma teoria multidisciplinar com conceitos e técnicas de muitos campos de estudo, como Sociologia, Psicologia, Economia, Ecologia, pesquisa operacional, etc. A teoria moderna representa uma síntese integrativa de partes relevantes de todos os campos no desenvolvimento de uma teoria geral das organizações e da Administração."

    (FALSA) "A Teoria Contingencial enfatiza o absolutismo nas organizações, embasada nas estruturas internas e externas, em busca da eficácia nas decisões."

    ➡ Pelo contrário, essa teoria promove a "relatividade/ relativismo" e não o absolutismo justamente para que a organização possa ser administrável diante de um ambiente mutável e cheio de incertezas. Na teoria da contingência tudo é relativo.

    (FALSA) "A Teoria Sistêmica destaca que tudo é relativo nas organizações e nas teorias administrativas, que tudo depende das variáveis ambientais."

    ➡ A teoria que dá ênfase no "tudo é relativo" é a Teoria Contingencial (veja explicação do item anterior e posterior a essa) e não da Teoria dos Sistemas. Palavras-chaves: Teoria Sistêmica: interdependência das partes/ Teoria Contingencial: relativismo.

    (VERDADEIRA) "A Teoria Contingencial originou-se a partir de pesquisas com a finalidade de verificar os modelos de estruturas mais eficazes para determinados tipos de empresa".

    ➡ As pesquisas que buscaram modelos mais eficazes para as organizações acabaram concluindo que não há uma única maneira de administrar pois cada organização é única. O "the best way" o melhor jeito era defendido por Taylor, mas essa ideia é oposta ao que prega a Teoria Contingencial.

    "A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Essas pesquisas pretendiam confirmar se as organizações mais eficazes seguiam os pressupostos da Teoria Clássica, como divisão do trabalho, amplitude de controle, hierarquia de autoridade, etc. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção de organização: a estrutura da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo" (CHIAVENATO, 2014, pág 492)

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    Portanto a sequência correta é: V, F, F e V.

    GABARITO: LETRA D.

  • D

    ( ) A Teoria Contingencial enfatiza o absolutismo nas organizações, embasada nas estruturas internas e externas, em busca da eficácia nas decisões. NADA A VER

    ( ) A Teoria Sistêmica destaca que tudo é relativo nas organizações e nas teorias administrativas, que tudo depende das variáveis ambientais. É A CONTINGENCIAL

    • Fonte: Meu resumo da aula ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
    • Teoria Sistêmica - abordagem dinâmica, multidimensionalidade, probabilística, multidisciplinaridade, entre outras.
    • Teoria Contingencial - Na teoria da contingência tudo é relativo (não absoluto), "A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Essas pesquisas pretendiam confirmar se as organizações mais eficazes seguiam os pressupostos da Teoria Clássica, como divisão do trabalho, amplitude de controle, hierarquia de autoridade, etc. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção de organização: a estrutura da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo" (CHIAVENATO, 2014, pág 492)
    • O Sistema Toyota de Produção (STP) possui como um de seus pilares de sustentação, juntamente com a automação, a técnica de gestão Just in Time (JIT), cuja principal característica é puxar a produção de acordo com a demanda, ou seja, conforme requerida.
    • JIT:
    • *Eliminação de estoques;
    • *Eliminação de erros e defeitos;
    • *Lote unitário;
    • *Redução do setup time e do lead time.
    • Fayol POC3 > Prever, organizar, coordenar, comandar e controlar.
    • Peter Drucker > PODC
    • FUNÇÕES DE APOIO: RH/FINANÇAS/CONTABILIDADE (NÃO TEM RELAÇÃO DIRETA COM CLIENTE)
    • FUNÇÕES CENTRAIS: PRODUÇÃO/ VENDAS/ ATENDIMENTO AO CLIENTE (SE RELACIONAM DIRETAMENTE AO CLIENTE)
    • Toyota - Funcionários capacitados para realizar todos os tipos de função. (Produção Puchada/ JIT)
    • Taylorismo - divisão de tarefas e análise de tempos e movimentos visando a maior eficiência.
    • Fordismo - Produção em massa.