SóProvas


ID
398053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os protocolos de comunicação desempenham um papel importante
nas redes de comunicação. A crescente variedade e a complexidade
de tais protocolos exigem técnicas robustas e eficientes para o
desenvolvimento de sistemas bem sucedidos. A esse respeito, julgue
os itens a seguir.

As redes móveis dispõem de protocolos de comunicação especialmente desenvolvidos para o tráfego de informações de seus dispositivos, a exemplo do IP móvel. Com a utilização desse protocolo, cada dispositivo da rede torna-se um nó móvel, sendo possível trafegar informações com mobilidade sem alterar o seu endereço IP durante a conexão, inclusive admitindo múltiplos saltos de frequência e efeitos deletérios causados pelo desvanecimento do canal sem fio.

Alternativas
Comentários
  • Para mim o termo “IP Móvel” é novo, mas pesquisando encontrei alguns materiais:
    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialtrafdados/pagina_3.asp
    http://demoniodemaxwell.wordpress.com/2008/09/10/ip-movel/

    Não conseguir entender pq a afirmativa é verdadeira (gabarito CESPE), principalmente depois olhe o 1º site , http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialtrafdados/pagina_3.asp logo no inicio fala:

    “O IP Móvel define três entidades funcionais:
      Nó Móvel (MobileNode): terminal que pode mudar seu ponto de conexão a Internet, mantendo todas as comunicações em andamento utilizando o endereço IP de sua rede de origem; 
      Agente de Origem (Home Agent): roteador de acesso da rede de origem do Nó Móvel;
      Agente Externo (ForeignAgent): roteador da rede visitada pelo Nó Móvel.“

    Em uma visão a grosso modo, penso que não é possível mesmo em uma rede móvel, ter todos dos dispositivos moveis , como afirma a questão, “ cada dispositivo da rede torna-se um nó móvel”.

    Aguardo mais comentários...... 
  • A questão trata do protocolo 802.11r. Este protocolo permite associacao/desassociacao/reassociacao de dispositivos moveis às bases, algo frequente durante um deslocamento.
  • MInha dúvida é sobre a parte que fala "efeitos deletérios causados pelo desvanecimento do canal sem fio".
    Alguém sabe explicar isso ?
  • Para mim o que pegou foi o trecho "...inclusive admitindo múltiplos saltos de frequência e efeitos deletérios causados pelo desvanecimento do canal sem fio."

    Do inicio ate esse trecho está OK, mas não creio que mobile IP tenha algo a ver com saltos de frequencia e desvanecimento de sinal.. Ao meu ver essas questões deveriam ser tratadas pela camada de enlace e não pela camada de rede(Mobile IP)

    Inclusive um colega citou o 802.11r. Mas esse protocolo não é da camada de enlace????

    Vi um texto da cisco falando sobre o tema e não vi menção de tratamento de sinal no mobile IP

    https://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/ios/solutions_docs/mobile_ip/mobil_ip.html

  • O certo era dizer...EVITANDO os efeitos deletérios causados pelo desvanecimento do canal sem fio...a famosa e velha atenuação do sinal, que neste caso se dá pelo inverso do quadrado da distância à fonte da antena da rede de origem...o que pode ser evitado fazendo roaming com outro endereço IP em uma nova rede (foreign network).

  • O certo era dizer...EVITANDO os efeitos deletérios causados pelo desvanecimento do canal sem fio...a famosa e velha atenuação do sinal, que neste caso se dá pelo inverso do quadrado da distância à fonte da antena da rede de origem...o que pode ser evitado fazendo roaming com outro endereço IP em uma nova rede (foreign network).