SóProvas


ID
3980776
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Sobre o EAS (Elementos anormais do sedimento urinário), analise as afirmativas a seguir.

I. A presença de proteinúria pode ser relacionada com lesão da membrana glomerular (distúrbios por complexos imunológicos, além de agentes tóxicos) e com alteração na filtragem ou distúrbio renal intersticial.

II. Denomina-se glicosúria a presença de quantidades significativas de glicose na urina. A quantidade de glicose na urina depende da concentração da glicose no sangue, da taxa de filtração glomerular e do grau de reabsorção tubular. Em geral não existe presença de glicose na urina até que o nível sanguíneo exceda entre 160 a 180 mg/dL, que corresponde ao liminar renal normal para glicose. A sensibilidade da detecção da glicose na urina através das tiras reagentes independe da temperatura e pH.

III. Os cristais mais frequentemente encontrados na urina com pH superior a 7 são o oxalato de cálcio e uratos amorfos.

IV. Os cristais que podem ser encontrados normalmente na urina com pH inferior a 7 incluem: fosfatos amorfos, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio e os uratos de amônio.

Está (ão) correta(as)

Alternativas
Comentários
  • I. A presença de proteinúria pode ser relacionada com lesão da membrana glomerular (distúrbios por complexos imunológicos, além de agentes tóxicos) e com alteração na filtragem ou distúrbio renal intersticial. Alternativa Correta. Esses fatores contribuem para aumento da excreção de proteína na urina.

    II. Denomina-se glicosúria a presença de quantidades significativas de glicose na urina. A quantidade de glicose na urina depende da concentração da glicose no sangue, da taxa de filtração glomerular e do grau de reabsorção tubular. Em geral não existe presença de glicose na urina até que o nível sanguíneo exceda entre 160 a 180 mg/dL, que corresponde ao liminar renal normal para glicose. A sensibilidade da detecção da glicose na urina através das tiras reagentes independe da temperatura e pH. Errada pois quando a concentração de glicose plasmática ultrapassa 180mg/dL, a capacidade de reabsorção é excedida e o açúcar passa para a urina. Mesmo com teores normais de glicose sangüínea, algum açúcar pode ser encontrado na urina, pois é impossível aos túbulos serem totalmente eficientes na capacidade de reabsorção. A sensibilidade da detecção da glicose na urina através de tiras reagentes é afetada pelo PH e temperatura de temperatura e PH

    III. Os cristais mais frequentemente encontrados na urina com pH superior a 7 são o oxalato de cálcio e uratos amorfos. Errada, pois uratos ão encontrados em urinas ácidas, PH menor que 7

    IV. Os cristais que podem ser encontrados normalmente na urina com pH inferior a 7 incluem: fosfatos amorfos, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio e os uratos de amônio. Errada, pois fosfatos, carbonatos são cristais encontrados em urinas alcalinas, PH maior que 7.