SóProvas


ID
398197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao OSPF e ao RIP, protocolos de rede do tipo iGP (interior gateway protocol), julgue os itens.

O RIP v1 é embasado no algoritmo Bellman-Ford e opera com desempenho adequado para redes em pequena escala; porém, para redes com um maior número de elementos na camada de rede, o seu desempenho é ruim, se comparado ao tempo de convergência do OSPF.

Alternativas
Comentários
  • O RIP é um protocolo de roteamento do tipo "vetor de  distâncias". Questao certa. Mas me surpreende o fato de o CESPE ficar elaborando questoes sobre tecnologia em desuso ha mto tempo. O RIP V1 praticamente não eh mais usado. Mesmo o V2 perde feio para o OSPF.
    Quer dizer q eu tenho q ficar estudando tecnologia antiga agora??
  • CERTO


    Segundo Tanenbaum (2011,p.296),"Os primeiros protocolos de roteamento intradomínio usavam um algoritmo por vetor distância, baseado no algoritmo de Bellman-Ford distribuído, herdado da ARPANET. O RIP (Routing Information Protocol) é o principal exemplo que é usado até os dias de hoje. Ele funciona bem em sistemas pequenos, mas não muito bem quando as redes se tornam maiores. Ele também sofre do problema de contagem ao infinito e de convergência geralmente lenta. A ARPANET passou para um protocolo de estado de enlace em maio de 1979, e em 1988 a IETF começou a trabalhar em um protocolo de estado de enlace para roteamento intradomínio. Esse protocolo, chamado OSPF, tornou-se padrão em 1990."


    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  • Roger, creio eu que eles ainda cobram este tipo de protocolo, por ele ter sido um dos primeiros a ser criado, fica mais a titulo de conhecimento mesmo...

  • Algoritmo de vetor de distâncias = Bellman Ford = Ford Fulkerson

    Usado no RIP. Ele é bastante utilizado em redes pequenas, principalmente porque é mais fácil de configurar. Já em redes maiores, com mais de 15 roteadores é preciso utilizar um protocolo mais robusto. O padrão iGP, nesse caso é o OSPF.
  • Tudo certo RWerneck, porém pecou quando falou do limite de 15 roteadores. Na verdade o limite é de 15 saltos, podemos ter mais de 15 roteadores e não ter 15 saltos.

  • 2011

    São vantagens do protocolo OSPF, em relação ao RIP, a convergência rápida e a ausência de loop. Enquanto o RIP converge proporcionalmente ao número de nós da rede, o OSPF converge em uma proporção logarítmica ao número de enlaces, o que torna a convergência do OSPF muito mais rápida.

    certa

     

  • Muito bem vinda a observação de João Nonnenmacker!  A limitação do RIP é com relação ao número de saltos (15).