SóProvas


ID
398203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando que, após uma coleta de dados de uma rede local ethernet, a análise dos dados tenha mostrado que 80% do total de pacotes era broadcast, julgue os itens que se seguem.

Mesmo que um switch L2 (comutador de nível 2, modelo OSI) seja usado para separar o ambiente em diversas VLANs, padrão IEEE 802.1Q, o problema de alto número de pacotes broadcast não deverá ser resolvido.

Alternativas
Comentários
  • Depois de pesquisar um pouco,  li essa resposta do Prof. Walter Cunha e achei q faz sentido.
    Por isso a questão está realmente correta, não resolveria o problema.

    Só RESOLVERIA o problema se fosse uma VLAN porta, o que não faz muito

    sentido. :)

    Mesmo com a criação de VLANs, os broadcasts ainda se propagaram dentro do
    âmbito de cada VLAN. Ou seja, você só minimiza o prolema.
  • Não concordo com o gabarito.
    A questão foi taxativa em afirmar que o problema não deverá será resolvido.
    Mas o problema pode sim ser resolvido (e provavelmente será).
    Um alto número de pacotes de broadcast passa a trafegar somente em uma VLAN e não mais em toda a LAN.

    Por exemplo vamos supor uma LAN com 100 maquinas emitindo pacotes de broadcast (ARP por exemplo)
    seram 100 pacotes de broadcast trafegando na rede.

    Se esta LAN for divida em 2 VLAN cada uma com 50 máquinas, teremos metade do tráfego de pacotes de Broadcast por VLAN (50 pacotes)
    Se esta LAN for divida em 4 VLAN cada uma com 25 máquinas, teremos um quarto do tráfego de pacotes de Broadcast por VLAN (25 pacotes)
    E assim sucessivamente...

    Mesmo que o alto número de pacotes de broadcast fosse gerado por uma única máquina estes estariam limitados a VLAN desta máquina, não afetando o funcionamento de todas as outras VLANs.

    E no final das contas a tecnologia de VLAN foi criada EXATAMENTE para segregar tráfego de broadcast.

    Alguem sabe se foram feitos recursos e como o banca se pronunciou?
  • Concordo. Li o comentario do walter porem não concordo com ele. A questão diz que o ALTO numero de boradcast será resolvido e não que este será eliminado completamente.

    Questão ERRADA no meu ponto
  • "Mesmo que o alto número de pacotes de broadcast fosse gerado por uma única máquina estes estariam limitados a VLAN desta máquina..."

    Você mesmo está contrariando o que quer dizer... Se nessa VLAN uma única máquina continua enviando um alto número de pacotes de broadcast então o problema não deverá ser resolvido... Se existirem um milhão de VLANs e em somente uma houver um alto número de pacotes de broadcast então o problema não será resolvido... Ainda haverá o problema, em somente uma VLAN, mas haverá o problema...
  • Um switch layer 2 apenas possui a capacidade de trabalhar com MAC addresses. Isso permite que ele se comunique apenas baseado em endereços MAC. Ele propaga todo broadcast e não tem capacidade de interligar redes ou sub-redes.
    Camada 2 do modelo OSI (camada de enlace)

    Bons estudos
  • Então, mas os switches layer 2 podem implementar VLANs:

    Modelo WS-C2960S-24PS-L

    Switches Layer 2
    ---------------------
    http://www.cisco.com/en/US/products/ps6406/prod_models_comparison.html

    Especificações Técnicas
    ----------------------------------
    http://www.costcentral.com/proddetail/Cisco_Catalyst_2960S_24PS_L/WSC2960S24PSL/11109418/

    O padrão IEEE 802.1Q está na camada 2.
    ----------------------------------------------------------

    http://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.1Q

    e concordo que o problema seria resolvido, pois separaria os domínios de broadcast.
  • Errei essa questão e inicialmente, concordei com os "comentaristas" do QC que diziam ser ERRADA esta questão, porém observando especificamente o comando da questão e atentando-se para o conceito de broadcast, volto atrás e concordo com o gabarito. 
    MOTIVO: 
    1) Broadcast consiste em alguém mandar pacotes para todos os nós de uma rede, então o que define um número alto de broadcast são os hosts que encaminham esses tipos de pacotes e não a quantidade de hosts existentes na rede e que receberão os pacotes; 2) A questão, propositadamente, não tratou de diminuição de congestionamento ou melhora no tráfego, mas simplesmente em quantidade de pacotes broadcast; 
    CONCLUSÃO: VLAN não diminui o número de pacotes broadcast, pois com ou sem essa tecnologia, a quantidade de hosts que enviam esse tipo de pacote continuará sendo o mesmo.  O que diminui é o tráfego de pacotes na rede, consequentemente o congestionamento de uma rede, porque um pacote broadcast ao invés de chegar em todas as máquinas, chegará apenas em um subconjunto de hosts daquela LAN. 
  • Acredito que seja um problema de interpretação:

     "o problema de alto número de pacotes broadcast não deverá ser resolvido. ".

    Tecnicamente sabemos que uma das vantagens das VLANs é reduzir o volume de tráfego decorrente de pacotes de difusão (broadcast).
    Se pensarmos bem, o número de pacotes será o mesmo. Porém esses pacotes não serão encaminhados para outras VLANs caso eles não comportem marcação (tag) para essas VLANs.

    O fato de existir ou não VLAN não interfere no envio de pacotes de broadcast enviado pelos hosts. Os mesmos não têm (e nem devem ter) conhecimento da existância de VLANs.
  • Sobre VLANs, o switch layer 2 tem a capacidade de criar vlans, mas não de prover a comunicação entre elas. Para que essa comunicação entre vlans ocorra, seria necessário um roteador configurado e conectado ao switch. 

    Já um switch layer 3, além de ter a capacidade de criar VLANs, ele porvê a comuniação entre elas através de roteamento interno. Para o roteamento, ele necessita ser layer 3. De forma geral, o roteamento entre as VLANs é mais rápido se feito por um switch layer 3 pois o roteamento é baseado em hardware e, num roteador, é baseado em software.

    http://www.projetoderedes.com.br/foro/viewtopic.php?t=485&sid=e74add71210c115e1dd98dccd7fca591
  • Se alguma boa alma puder responder: Switch de camada 2 cria VLAN?? Tinha pra mim que só os de camada 3 podiam fazer isso.

  • @Pedro Abreu: parece que existe sim VLAN nível 2, baseada em MAC.

  • A configuração de uma VLAN pode sim ser feita por um switches layer 2, o que não pode é um usuário de uma VLAN querer se comunicar com outro usuário de outra VLAN distinta. Nesse segundo caso é necessário utilizar um switches layer 3 na comunicação entre as VLAN's.

  • A criação de diversas VLANs apenas minimizará a consequência de tantos broadcasts. Entretanto, não sanará o problema/causa.

  • CERTO

    Switch (L2) -> Cada porta um domínio de colisão, mas usa o mesmo domínio de broadcast.

    Roteador (L3) / Switch L3 -> Cada porta um domínio de colisão e um domínio de broadcast.

     

  • Também discordo do gabarito. Segundo[1], as VLANs podem ser usadas para criar grupos de trabalho virtuais. Isso pode reduzir o tráfego se a capacidade de multicast do IP for usada previamente. Pessoas pertencentes ao mesmo grupo podem enviar mensagens de broadcast com absoluta garantia de que os usuários nos demais grupos não receberão essas mensagens.

    Já [2] afirma que basicamente, criar VLANs significa criar domínios de broadcast, ou seja, cada VLAN é seu próprio domínio de broadcast. Dessa forma, a performance da rede melhoraria, assim como a sua segurança.

    [2] afirma ainda que, "Switches propagam mensagens de broadcast para todos os seus segmentos. É funqäo do administrador de redes certificar-se de que a rede esteja devidamente segmentada para evitar que problemas ocorridos em um determinado segmento venham a se propagar por toda a rede. Em uma mesma VLAN, todos os dispositivos pertencem ao mesmo dominio de broadcast. Se uma mensagem de broadcast for gerada em uma VLAN, o switch se encarrega de bloquear a propagaqäo desta para outras.

    Quer um exemplo? Vamos 'a seguitne situacao:

    Imagine uma rede com um switch q conecta 5 computadores, chamados aqui de A, B, C, D e E. Se o computador emitir uma mensagem de broadcast, havera 5 trafego de quadros, um pra cada computador, o q totalizara 20 quadros. Essa situacao eh ilustrada abaixo:

    A B

    \ /

    [Switch]

    / | \

    C D E 

    Figura 1: repare que, quando A emite um quadro de broadcast, B, C, D e E precisam receber esse mesmo quadro; Quando B emite a mensagem, A, C, D e E precisam recebe-lo, e assim sucessivamente. Logo, para este exemplo, tem-se 20 quadros de trafego.

    Agora, repare na ilustracao abaixo(a mesma situacao anterior, onde as estacoes A e B ficaram na VLAN1, a esquerda, e as estacoes C, D e E ficaram na VLAN2, a direita):

    VLAN1 VLAN2

    A C

    \ /

    [Switch] -- D

    / \

    B E

    Figura 2: Na VLAN1, Quando a estacao A emite uma msg de broadcast, apenas B vai receber, e quando B enviar, apenas A recebe; o q totalizara' 2 trafegos de quadro;

    Da mesma forma, na VLAN2, Quando a estacao C emite uma msg de broadcast, apenas D e E recebem; quando D enviar, apenas C e E recebem; quando E emite, epenas C e D recebem. Isso totalizara 6 quadros de trafego, q, somados com os da VLAN1, totalizara' 8 trafegos de quadro, ou menos da metade de trafego de broadcast se nao houvesse VLANS.

    E a questao eh clara: diz que "o problema de alto número de pacotes broadcast não deverá ser resolvido".

    Gabarito errado, na minha opiniao. Fiquem a vontade pra apontarr alguma falha no meu raciciocinio.

    Mas nao me venham macio, não!!! Podem escurraçar no comentário, descam a lenha, de remada msm!!! Que eu pra eu aprender!!! Como o Steve Jobs dizia, ás vezes é necessaŕio vc levar uma tijolada pra acordar!!!

    Fonte:

    [1] Forouzan

    [2] Filippetti, CCNA, 4.1

    leandro

  • Também errei , porém faz sentido :

    Hub-> conserva o domínio de colisão , e conserva o broadcast

    Switch(L2)-> domínio de colisão e dividido ,porém, conserva o broadcast

    Switch(L3)-> domínio de colisão e dividido e divide o broadcast

    Roteador --> domínio de colisão e dividido e divide o broadcast

    Cespe:Q607699

    Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-PI Prova: CESPE - 2016 - TRE-PI - Analista Judiciário - Análise de Sistemas

    Em um mesmo comutador, a técnica de separação de redes Ethernet em VLANs em nível 2 resolve o problema de colisão, mas não resolve o problema de broadcast.Certo!

  • Rapaz, questão interessante.

    Fui da uma pesquisada, achei um artigo que não está relacionado diretamente a ela, mas que vale a pena a leitura.

    http://www.cricte2004.eletrica.ufpr.br/edu/anterior/cd00/trab/roteamento/