-
O vídeo, áudio, ou qualquer outra informação para um serviço codificado em MPEG, deve ser multiplexado num único fluxo de bits.
-
O MPEG1 providencia o esquema de compressão para fontes de áudio estéreo e mono com qualidade semelhante a CD Áudio. A parte do algoritmo correspondente ao áudio é dividida em três camadas:
1. MPEG1 Áudio Camada 1, que oferece menor taxa de compressão, e é usado em sistemas de áudio de consumo. A sua vantagem é menor custo de implementação;
2. MPEG1 Áudio Camada 2, que oferece maior taxa de compressão. É encontrado em aplicações profissionais ou em aplicações de consumo mais sofisticado; e
3. MPEG1 Áudio Camada 3, que oferece maior taxa de compressão e é encontrado em Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI).O seu custo é maior e apresenta maior complexidade de codificação e decodificação.
A idéia principal é que uma aplicação do MPEG1 viabiliza usar a camada que oferece o melhor compromisso entre a necessidade de computação e o desempenho de compressão. O áudio pode ser codificado em qualquer uma das camadas.
O MPEG1 Áudio destina-se a transformar sinais de áudio amostrados a taxas de 32KHz, 44,1KHz ou 48KHz e codificá-los para uma taxa de 32Kbps a 192Kbps.
Fonte: CÉLIA MARLI TOKARSKI (UFPR)
-
O MPEG-1 trata os sinais de vídeo e áudio de forma completamente separadas, o que facilita a transmissão, pois, além de garantir a sincronização na recepção, os sinais poderão ser transmitidos por meios distintos e não multiplexados.
Geralmente quando falamos de transmissão de dados ou voip lembramos que a maioria dos meios de transmissão e serviços usam a multiplexação, tornando possivel o envio de vídeo, áudio e dados por um mesmo canal.
Gabarito: E
-
O MPEG-1 trata os sinais de vídeo e áudio de forma completamente separadas, o que facilita a transmissão, pois, além de garantir a sincronização na recepção, os sinais poderão ser transmitidos por meios distintos --- até aqui, tudo certo, conforme seguinte trecho extraido deste autor[1]
MPEG comprime tanto áudio quanto vídeo. Como os codificadores de áudio e vídeo funcionam independentemente, existe a questão de como os dois streamings são sincronizados no receptor. A solução é ter um único clock que gera registros de tempo (timestamps) referentes à hora atual para os dois codificadores. Esses períodos de tempo são incluídos na saída codificada e propagados até o receptor, que pode usá-los para sincronizar os streamings de áu
dio e vídeo.
A seguir está o erro, no finalzinho
não multiplexados. -- a multiplexação consiste justamente em combinar mais de 1 canal de informação por apenas um meio de transmissão.
Fonte:
[1] Tanenbaum, Redes 5ed